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Publicado em: 11/07/2019 - 19h47 Atualizado em: 12/07/2019 - 14h30 Comarca: João Pessoa Tags: Notícias no primeiro semestre, Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação do TJPB produz 1.499 notícias no primeiro semestre deste ano 

O trabalho da Ascom vem ampliando a divulgação das ações administrativas e decisões judiciais, aproximando a Justiça do cidadão 

Servindo de elo entre o Poder Judiciário estadual, a imprensa e a população, a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba (Ascom-TJPB) tem atuado para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem transparente do TJPB e de suas unidades, divulgando as ações, projetos e decisões, por meio da produção de noticiário diverso. Em apenas seis meses deste ano, a equipe de jornalismo produziu 1.499 matérias com temas institucionais e jurídicos. O número corresponde a uma média de 14 notícias por dia.

De acordo com a chefe da Assessoria do TJPB, jornalista Cristiane Rodrigues, toda a produção é divulgada no portal do Tribunal (www.tjpb.jus.br) e disponibilizada à  imprensa, dentre sites de notícias, rádios, tvs e jornais, locais e nacionais. O portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a TV e Rádio Justiça (ambos, pertencentes ao Supremo Tribunal Federal), LexMagister (especializado em temas jurídicos) e o site da Abraminj (da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude) são alguns meios de comunicação que, frequentemente, repercutem as reportagens produzidas pela Ascom, ampliando a divulgação das ações e atos do Judiciário estadual paraibano.

A Assessoria mantém uma forte parceria com a TV Justiça, produzindo matérias especiais que são veiculadas em horários nobres da televisão brasileira. A mais recente, mostra a presença da mulher no Poder Judiciário estadual. A emissora do STF levou ao ar, em seis meses, 44 produções da equipe de jornalismo do TJPB.

Para fortalecer a divulgação, o Tribunal de Justiça, por meio da Assessoria de Comunicação, mantém convênios com a TV Assembleia e TV Câmara de João Pessoa, para veiculação do programa quinzenal ‘Judiciário em Revista’, com 30 minutos de duração. No primeiro semestre de 2019, foram elaboradas 65 reportagens para televisão. Todos os vídeos são, ainda, disponibilizados no site do Tribunal paraibano, no canal do YouTube e nas redes sociais.

“Temos, ainda, parcerias com a CBN João Pessoa e CBN Campina Grande, que veiculam, diariamente, boletins informativos em duas edições (às 7h45 e 18h45)”, afirmou o supervisor de Comunicação do TJPB, jornalista Lenilson Guedes.

Outra parceria que o Tribunal possui é com o Sistema Correio de Comunicação, com a divulgação de notícias em uma página semanal no jornal Correio da Paraíba aos domingos.

O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Gustavo Procópio, que acompanha de perto o trabalho da Assessoria, defende que todos os canais de comunicação sejam amplamente utilizados com o objetivo de levar ao público o que ocorre no Judiciário, de modo transparente. “A atual administração tem primado pela comunicação franca, cordial e direta com a imprensa, juízes, servidores, advogados, membros do Ministério Público e os demais setores da sociedade. Essa comunicação tem sido feita em mão dupla, no sentido de levar ao conhecimento de todos as ações do Judiciário, e, também, de ouvir as críticas e sugestões para aperfeiçoar os serviços e a gestão do Poder. Por sua vez, a pequena, brava e eficiente equipe da Assessoria de Comunicação do Tribunal tem, em harmonia com essa ideia de gestão transparente e participativa, correspondido de maneira exemplar com essa meta de bem informar”, ressaltou.

Nesse sentido, as redes sociais têm papel fundamental de tornar a população mais próxima da Justiça. Atualmente, o Tribunal conta com mais de 10 mil seguidores no Instagram, no facebbok são 9.056 e, no Twitter são 10 mil.

“A Assessoria de Comunicação está se estruturando para ampliar, ainda mais, os canais de veiculação de notícias, a exemplo do estúdio de rádio, que possibilitará a produção de novos programas e podcasts. Estamos trabalhando para firmar outras parcerias a fim de atingir todas as mídias”, comentou Cristiane Rodrigues.

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