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Publicado em: 12/02/2019 - 18h34 Atualizado em: 13/02/2019 - 09h45 Comarca: Sapé Tags: Whatsapp

Atendimento Remoto: Advogados obtêm informações processuais por WhatsApp na Comarca de Sapé

Os advogados que têm processos em tramitação na 1ª Vara Mista da Comarca de Sapé,  distante 65Km da Capital, a partir de agora, poderão obter informações processuais por via WhatsApp, através do número (83) 9 9315-0581. Trata-se do Atendimento Remoto de Advogados, projeto implantado pelo titular da unidade judiciária, juiz Anderley Ferreira Marques, por meio da Portaria nº 001/2019, publicada no Diário da Justiça eletrônico dessa segunda-feira (11). O atendimento acontece durante o horário de funcionamento do Fórum, das 7h às 14h.

O projeto foi desenvolvido a partir de reclamações de advogados, os quais queriam atendimento e informações processuais por telefone, sendo recusado, devido ao que disciplina o artigo 173 do Código de Normas Judiciais da Corregedoria-Geral de Justiça da Paraíba. O artigo dispõe que “o fornecimento de informações por telefone restringe-se a situações excepcionais, devidamente justificadas, e que não possam ser esclarecidas por consulta no sistema informatizado.”.

Juiz Anderley Ferreira

“A ideia foi superar os inconvenientes e a proibição ao atendimento por telefone, uma vez que, por esse canal, e na maioria das vezes, não é possível identificar quem está no outro lado da chamada”, explicou Anderley Ferreira, acrescentando que o projeto foi desenvolvido com a equipe da unidade judiciária, buscando reduzir o atendimento de balcão e o congestionamento de pessoas no Fórum, melhorando a distribuição e organização das atividades cartorárias.

“No modelo atual não é possível uma programação ou organização de atendimento. Em determinadas horas do dia é possível não aparecer ninguém no cartório; enquanto que, em outras, três, quatro ou até mais advogados chegam para atendimento de uma única vez”, destacou o chefe do Cartório, Aldemir Pereira da Silva.

Flávio Rodrigues Jordão Lins, técnico judiciário, ressaltou que o ‘Atendimento Remoto’ traz segurança ao servidor e ao usuário, pelo fato do pedido de atendimento e a resposta ficarem salvos no aplicativo. “O serviço presencial, por vezes, gera desentendimento na comunicação entre atendente e atendido, o que é eliminado com o formato de serviço remoto”, assegurou.

Economia tempo – O juiz Anderley Marques lembrou que muitos advogados não possuem escritório na cidade de Sapé, e que, para se dirigirem ao Fórum, têm que gastar com transporte, além da perda de tempo com a viagem. Com o ‘Atendimento Remoto’,  mesmo nos processos físicos, os deslocamentos tendem a ser reduzidos.

Cadastramento – Anderley Marques enfatizou que só poderão fazer uso do serviço os advogados previamente cadastrados. “Foi confeccionada uma cartilha com resposta-padrão. Previmos o descadastramento daqueles que abusarem do serviço e disponibilizamos a pauta de audiências na internet, tudo para aprimorar o atendimento e a comunicação entre a unidade judiciária e o advogado”, frisou.

No cadastramento, o advogado deve informar nome completo, número da OAB, endereço profissional, número do celular com WhatsApp, entregar uma cópia da carteira profissional e documento que demonstre a inscrição, ativa e regular, junto a entidade de classe. 

Por Lila Santos, com informações da 1ª Vara Mista de Sapé

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