Conteúdo Principal
Publicado em: 11/10/2018 - 18h00 Atualizado em: 15/10/2018 - 14h12

Atendimentos na área de Saúde marcam o Dia D da Campanha Outubro Rosa no Judiciário estadual 

Mais de 90% das servidoras que trabalham no Anexo Administrativo II do Tribunal de Justiça da Paraíba participaram das ações do Dia D da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) da Diretoria de Gestão de Pessoas do TJPB. O evento foi realizado, nesta quinta-feira (11), das 9h às 15h, no   Anexo, situado no antigo Colégio João XXIII, na Rua Professor Batista Leite, Róger, em João Pessoa. 

A ação promovida pelo TJPB, embora voltada, a princípio, para as mulheres, atraiu  também o público masculino. É que, além do serviço de autoexame de mama, por exemplo, a equipe de Saúde da Gevid ofereceu atendimentos na área de fisioterapia, acupuntura, ginástica laboral e aferição de pressão arterial. “Foi muito boa a ação aqui, no local de trabalho. Tive a oportunidade de verificar a minha pressão. Estava precisando”, disse o servidor terceirizado Josenilson de Lima Silva.

O evento foi comentado, ainda, pela servidora Renata Grigório Silva Gomes, gerente de Pesquisas Estratégicas do TJPB. “A ação foi oportuna. No meu caso particular, recorri a uma sessão de acupuntura”, comentou.

De acordo com a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, o foco da iniciativa (que fez parte da Campanha Outubro Rosa) foi sensibilizar e esclarecer as magistradas e servidoras do Poder Judiciário, acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Porém, promovemos outras ações na área de Saúde, como ginástica laboral e acupuntura, o que atraiu também os homens que aqui trabalham”, acrescentou. 

Valéria Beltrão lembrou que a Campanha Outubro Rosa é realizada, anualmente, com o intuito de promover iniciativas de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. “Mas, no caso do Tribunal, a ocasião é oportuna, também, para a promoção de outras atividades de Saúde, como forma de atender as servidoras e servidores do Judiciário”, finalizou.

A médica Januária Porto, da equipe da Gevid, lembrou que a prevenção ainda é o melhor caminho, no que diz respeito ao câncer de mama. “A campanha tem um foco informativo. Por essa razão, nós sempre orientamos as mulheres a realizar exames preventivos”, prescreveu.

Já a psicóloga Valdirene Pereira Alves Teodósio, também da Gevid, informou que, em outubro, devido à Campanha, servidoras procuram atendimento psicológico porque estão sofrendo pelo fato de ter alguém da família acometido de câncer ou de outra doença. E a preocupação, segundo a psicóloga, leva o indivíduo ao estresse. “Focamos,  também, no combate ao estresse. Na hora do trabalho, é importante o relaxamento da mente, nem que seja por algum momento”, acrescentou. 

Nutrição – Atendimento personalizado na área de nutrição ocorrerá na próxima quarta-feira (17), no Anexo Administrativo II, segundo informou a Gerência de Qualidade de Vida.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611