Conteúdo Principal
Publicado em: 02/07/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Câmara de Jericó homenageia presidente e desembargador do TJPB com “Título de Cidadão Jericoense”

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Luiz Silvio Ramalho Júnior, e o desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira compareceram à cidade de Jericó com um objetivo comum: o recebimento do Título de Cidadão Jericoense, que foi entregue, nesta sexta-feira (02), a ambos. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal, Casa  Antônio Andrade de Freitas, e contou com a presença de vereadores, prefeitos e autoridades diversas.

No início da cerimônia, realizada no Plenário Vereador José Nogueira, a palavra foi concedida aos propositores dos Decretos  Lei 02/2010 e 03/2010, que homenageiam, respectivamente, o presidente do TJPB, Ramalho Júnior, e o desembargador Nilo Ramalho. Os projetos tiveram  as autorias dos vereadores Joilton Alves Monteiro e Antônio Marciones, na ordem.

Joilton Monteiro falou sobre a importância da honraria às pessoas que desenvolveram grandes serviços prestados ao Município. Destacou, ainda, a trajetória do presidente na carreira da magistratura.
 
Já Antônio Marciones, também fez um relato da carreira de Nilo Ramalho enquanto educador e magistrado, e justificou a escolha do nome do desembargador para recebimento da outorga, em razão do mesmo ter origens em regiões vizinhas. “Alem do desembargador possuir suas raízes plantadas por aqui, sabemos que ele se empenhará na viabilização de um projeto que toda a comunidade de Jericó espera, que é a tão sonhada instalação da comarca.”

O prefeito de Jericó, Rinaldo de Oliveira de Souza, também discursou aos homenageados. “Nós ficamos honrados com este Título entregue a pessoas que são motivos de orgulho para a nossa cidade. Pelos históricos de vidas, de buscas pela Justiça, verdade e ética, que são valores cada vez mais difíceis de encontrar em nossa sociedade”, falou.

Em agradecimento, o desembargador Nilo demonstrou sua felicidade com a honraria que lhe foi oferecida. “Agradeço, satisfeito, emocionado e orgulhoso. A história vai recompensar Jericó por esta luta. Eu sei os problemas de deslocamento enfrentados pelos mais carentes para se ter acesso à Justiça e, sei também, que quando a Justiça esta próxima do povo, fica mais fácil exercitar o espírito de cidadania”, afirmou.

Por sua vez, o presidente do Tribunal levou aos presentes um pouco da História e da origem do povoamento da região por comunidades judaicas. Explicou que, em tempos passados, judeus foragidos e perseguidos pela Inquisição migraram para o interior do Sertão nordestino. “Todos nós, nordestinos e sertanejos, herdamos este espírito de luta dos judeus, do qual só temos que nos orgulhar”.

Quanto ao Título, mostrou-se honrado e feliz. “Sinto-me da terra e, como filho daqui, me esforçarei para dar uma contraprestação, fazendo de tudo para instalar esta comarca ”, finalizou.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711