Conteúdo Principal
Publicado em: 02/05/2013 - 23h52 Atualizado em: 02/05/2013 - 23h59

Campanha de Sustentabilidade é lançada em evento com palestra, exposição e música

A sustentabilidade pautará todas as ações do Tribunal de Justiça da Paraíba. A orientação foi feita pela presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, na tarde desta quinta-feira (02), durante a assinatura do Ato nº 20/2013, que determina adoção de políticas públicas para conscientização em relação ao meio ambiente, e lançamento oficial da Campanha de Sustentabilidade do Poder Judiciário.

O evento ocorreu no Fórum Cível da Capital, onde a presidente convidou toda a “família-judiciária” para repensar a responsabilidade quanto à preservação do planeta. O lançamento da Campanha contou também com palestras, entrega de troféus, exposições e apresentação musical.

“Através de pequenas atitudes, poderemos iniciar uma mudança de mentalidade e criar uma política pública para cuidar do meio ambiente. Sejamos todos construtores deste momento”, declarou a presidente do TJ, ressaltando que ninguém mais pode ficar alheio e inerte quanto ao assunto.

A iniciativa tem a finalidade de alertar servidores, magistrados e operadores do Direito para importância da coleta seletiva do lixo e utilização correta dos coletores de resíduos específicos, que serão instalados nos prédios do Judiciário. O material recolhido será encaminhado para reciclagem, de acordo com a utilidade de cada objeto.

Entre as medidas sustentáveis que já começarão a ser adotadas pelo Tribunal, o juiz-auxiliar da Presidência e presidente da Comissão de Planejamento Ambiental, Carlos Eduardo Lisboa, atentou para economia de papel, impressões em frente e verso, entre outras. Ele disse que são atitudes como estas que começam a mudar uma cultura.

O tema foi abordado também numa palestra proferida pela professora doutora Belinda Pereira da Cunha (UFPB), que discorreu sobre sobre o temas referentes à produção de lixo; consumo de água; reciclagem; consumo, entre outros. “Sustentabilidade é um assunto que diz respeito a todas as áreas do conhecimento. A escassez de muitos recursos naturais já é um fato”, alertou a professora.

“Temos que aprender a reutilizar, reciclar, reduzir, repensar e recusar o consumo inconsciente”, destacou.

A reciclagem como iniciativa pessoal foi evidenciada na exposição dos quadros feitos pelas artista plástica Enilda Simões Santos. Todo o trabalho é feito de peças quebradas e objetos diversos que, muitas vezes, vão parar no lixo, como botões, ferrolhos, tampas, broxes, miçangas, palitos, bijuterias, cadeados. “Procuro fazer um ato de amor à natureza e reaproveito o que viraria lixo para transformar em arte”, disse.

O evento foi encerrado com a apresentação da banda de percussão da Emlur, “Baticumlata”, cujos instrumentos percussivos são feitos de material metálico reaproveitado.

Campanha – “Sustentabilidade: a Justiça abraça essa ideia”, foi o slogan escolhido entre sugestões feitas por 89 servidores para a Campanha do TJ. A autoria foi do técnico judiciário da comarca de Patos Ulisses Figueiredo, que recebeu um troféu durante a solenidade, de “servidor nota 10”, pela participação na construção da campanha.

A outra servidora contemplada com o troféu foi a técnica do Tribunal de Justiça Juliana Luna Lisboa, responsável pela criação do mascote que ilustra a campanha – o Tjeco.

Ato nº 20/2013 – Além de traçar como base para as ações do Judiciário estadual o tripé “ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável”, o documento traz como objetivo conscientizar sobre a necessidade de efetiva proteção ao meio ambiente, bem como instituir comissões ambientais para planejamento, elaboração e acompanhamento de medidas e fixação de metas anuais.

O Ato também traz critérios para aquisição de bens e materiais de consumo pela Diretoria Administrativa do TJ e orientações para as Diretorias de Tecnologia de Informação; Gestão de Pessoas, Engenharia e Arquitetura.

Gecom – Gabriela Parente

 

[gallery=47]

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611