Centro de Inovação do TJPB atua com soluções no Planejamento Estratégico da Justiça Restauradora
O Centro de Inteligência e Inovação (CEIIN) do Tribunal de Justiça da Paraíba tem atuado com propostas de soluções inovadoras aplicadas aos problemas no âmbito do Poder Judiciário estadual. Entre os dias 8 e 9 de agosto, os laboratoristas, de forma conjunta e colaborativa com a coordenação do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) e a equipe da Gerência de Projetos (Gepro), desenharam os métodos de abordagem na construção do Planejamento Estratégico da Justiça Restaurativa na Paraíba.
O coordenador do Comitê Executivo de Proteção de Dados e subcoordenador do Centro de Inovação do Tribunal, juiz Jeremias de Cássio Melo, informou que os métodos abordados são formados segundo as regras do LIODS (Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O magistrado salientou, ainda, que, na parte inicial do Planejamento Estratégico, foi realizada uma pesquisa envolvendo a equipe do Nejure para identificar as matrizes que balizaram as etapas do procedimento.
“A partir daí, foram desenvolvidas novas pesquisas, desta vez destinada a diferentes públicos, dentre eles, alunos(as) e corpo técnico de escolas da rede pública, além de servidores(as) e magistrados(as), com o intuito de analisar o resultado da pesquisa e, com o auxílio das oficinas oferecidas pela Gerência de Projetos, definir os principais problemas, identificando as suas causas e responsáveis”, pontuou.
Na sequência, passou-se à fase de ‘Ideação’, onde, através da metodologia aplicada, todos(as) puderam contribuir na busca de soluções inteligentes e eficazes. Já com o escopo das ideias em mão, foram escolhidas as melhores para o aprimoramento em mais uma oficina, onde cada ideia ganhou a originalidade, com mais detalhamento e visão do que cada uma vai agregar ao projeto, conforme ressaltou o juiz Jeremias Melo.
“Vale ressaltar que a metodologia aplicada pela Gepro faz parte da busca do Tribunal de Justiça por soluções inovadoras numa nova perspectiva, voltada para a satisfação do(a) usuário(a) e atualização dos serviços já oferecidos, destacando que as oficinas podem ser aplicadas em qualquer área do Tribunal”, enfatizou o magistrado, complementando que para acionar o Centro de Inteligência e Inovação do TJPB é por agendamento através do hotsite: https://www.tjpb.jus.br/servicos/ceiin.
Por Lila Santos