Conteúdo Principal
Publicado em: 15/03/2012 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Chefes de cartórios e diretores do TJPB discutem em Bananeiras melhorias para as comarcas

Dando continuidade ao evento que teve início esta manhã, na comarca de Bananeiras, os gerentes de diversos setores do Tribunal de Justiça da Paraíba permaneceram reunidos por toda a tarde desta quinta-feira (15), com os chefes de cartórios e servidores, onde debaterem os principais problemas das comarcas da região do Brejo paraibano e as possíveis soluções. Eles discutiram assuntos de cunho administrativo, relacionados aos setores de Material e Patrimônio, Apoio Operacional e Controle Interno do TJPB.

Na ocasião, os gerentes Geraldo Magela ( Material e Patrimônio) e Valquíria Uchôa (Apoio Operacional), expuseram os principais procedimentos para aquisição de móveis e equipamentos, funcionamento do sistema para solicitação e acompanhamento do material ( ASI), além de tirarem dúvidas e fornecerem respostas sobre processos em andamento.

Também a gerente de Controle Interno do TJ, Maria do Carmo Cândido Moura, esclareceu sobre os a utilização do sistema de adiantamento; os critérios para utilização do Fundo para Recuperação de Casas de Juízes (Funrec) e como devem ser os serviços de xérox. “No caso dos adiantamentos, trata-se de um mecanismo mais simples e flexível do que uma licitação, que pode facilitar bastante a solucionar problemas urgentes dos cartórios”, afirmou a gerente.

“Estes encontros agilizam as soluções, porque começamos a conhecer de perto as pessoas e os principais problemas que elas têm para desenvolver seus trabalhos”, disse Geraldo Magela, a respeito do evento. Na oportunidade, ele disse que colheu informações para planejar melhor o trabalho operacional do setor.

Para a chefe do cartório de Araruna, Milena Fonseca, a troca de experiências e de conhecimentos com os diretores e gerentes do Tribunal trazem retornos positivos para a melhoria das atividades. “Vemos que a Diretoria se mostra bastante solícita em buscar soluções para as demandas mais urgentes”, falou. Ela disse que é a primeira vez que participa de um evento para expôr aos juízes, diretores e à Presidência do Tribunal alguns problemas vivenciados cotidianamente.

Em concordância, a chefe de cartório da comarca de Solânea, Karla Godói, destacou a troca de informações. “Está sendo um evento produtivo e esclarecedor e vai nos ajudar a gerenciar melhor o cartório. Aprendi muito sobre o sistema de adiantamentos, o que vai ser útil para pequenas reformas, por exemplo, para não precisarmos recorrer a processos licitatórios, que são mais demorados”, explicou.

Ao final do dia, os presentes se organizaram em grupos de trabalho, a fim de mapearem dificuldades comuns às comarcas, fizerem críticas e apontarem soluções. Os documentos foram entregues aos diretores, que analisarão as propostas e estudarão as melhores formas de implementação.

O evento continua na manhã desta sexta-feira (16), com uma reunião entre o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, juízes e chefes de cartório. A reunião com a equipe técnico-administrativa do Tribunal também terá continuidade, com a exposição do Diretor de Tecnologia da Informação, José Augusto Neto, sobre o malote digital. Estiveram presentes representantes dos fóruns de Bananeiras, Caiçara, Serraria, Solânea, Arara, Belém, Cacimba de Dentro, Araruna e Pirpirituba.

TJPB/GECOM/Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611