Ciclo de capacitação BRBJus é encerrado com treinamento na Comarca de Guarabira
Quase 400 pessoas, entre magistrados(as) e servidores(as), participaram nesta semana do ciclo de capacitação sobre as funcionalidades do sistema BRBJus, realizado em cinco sedes de circunscrição. O treinamento foi encerrado, nesta sexta-feira (6), na Comarca de Guarabira, após ter passado por Cajazeiras, Sousa, Patos, João Pessoa e Campina Grande.
A ação foi promovida pela Diretoria de Economia e Finanças do Tribunal de Justiça da Paraíba, sob a coordenação da diretora Izabel Vicente Izidoro da Nóbrega, com apoio das servidoras Maíra Brito e Camila Camilo. Contou, também, com suporte pedagógico da Escola Superior da Magistratura (ESMA) e de executivos do Banco Regional de Brasília (BRB) .
“O treinamento do BRBJus é o sistema do banco BRB para a administração, gerenciamento das contas de depósitos judiciais e emissão dos alvarás judiciais”, explicou Izabel Nóbrega.
Todos os participantes da capacitação irão receber certificado da ESMA, que vale para fins de promoção e progressão na carreira.
A oficina teve início em Cajazeiras, na segunda-feira (02), envolvendo também as comarcas de São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas e Conceição. O treinamento contou com a participação de 29 servidores e dois magistrados.
O curso teve seguimento na terça (3), na Comarca de Sousa, com 31 participantes, entre estes dois magistrados. Em Sousa, o treinamento contou também com a participação de servidores (as) das comarcas de Catolé do Rocha, Pombal e São Bento.
João Pessoa e Patos - Na quarta-feira (4), a capacitação aconteceu, simultaneamente, nas comarcas de João Pessoa e de Patos. Na Capital, o treinamento foi realizado na Escola Superior da Magistratura (Esma), com a 123 participantes, entre estes servidores(as) também das unidades de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape, Alhandra, Caaporã, Conde, Gurinhém, Itabaiana, Jacaraú, Pedras de Fogo, Rio Tinto e Sapé.
Em Patos, o evento transcorreu no Tribunal do Júri do Fórum ‘Miguel Sátyro’, reunindo magistrados(as) e servidores(as) de 23 comarcas, sendo 14 pertencentes à 1ª Circunscrição e nove à 3ª Circunscrição do Estado. No total, 52 participantes das comarcas de Água Branca, Coremas, Itaporanga, Piancó, Princesa Isabel, Santa Luzia, Taperoá e Teixeira.
Campina Grande - Em Campina Grande, a capacitação ocorreu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba. O evento foi aberto pelo juiz Ely Trindade, diretor do Fórum de Campina Grande. O treinamento contou com a participação de 104 servidores (as), sendo 25 magistrados.
Guarabira - Com 33 participantes, sendo três magistrados, Guarabira foi palco da última capacitação do ciclo de capacitação sobre as funcionalidades do sistema BRBJus, realizada no Fórum local, nesta sexta-feira (6).
“Treinamento excelente, prático e funcional, com esclarecimentos sobre os recursos do sistema, que representam não apenas um novo modelo de expedição de alvará, mas, efetivo conhecimento dos depósitos judiciais vinculados à unidade, saldos atualizados, dentre outros, que permitem melhor gerenciamento dos valores vinculados às contas judiciais, com ganho em exatidão e celeridade na elaboração e execução dos pagamentos”, avaliou a a magistrada Higia Antônia Porto Barreto, juíza da 3ª Vara de Guarabira e Diretora do fórum.
BRB - A executiva Beatriz Vieira Laus, analista do BRB, que ministrou o curso na Capital, explicou que o sistema trará uma grande melhoria na questão dos prazos, vez que assim que o magistrado efetuar a assinatura do alvará no sistema, o pix é processado imediatamente. “Então a questão da agilidade é imprescindível e o sistema é muito intuitivo, vai melhorar muito a questão da rapidez mesmo do fluxo do processo do tribunal”, disse.
OAB reconhece diligência do TJPB em resolver os pagamentos de alvarás
A atuação diligente da gestão do presidente Fred Coutinho em resolver os pagamentos de alvarás mereceu reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), externado pelo advogado Harrison Targino, presidente da Ordem, durante visita deste ao chefe do Judiciário paraibano, ocorrida na tarde da quinta-feira (5).
Durante a visita ao presidente Fred Coutinho, o advogado Harrison Targino declarou: “Estamos aqui, no Tribunal de Justiça da Paraíba, agradecendo ao presidente do Tribunal, desembargador Fred Coutinho, pelo envolvimento decisivo na busca de solução na demora do pagamento de alvará, o que já foi solucionado. O Tribunal, prestimosamente, agiu preventivamente e de forma eficaz. Ao tempo que cobramos, também, é tempo de agradecer ao Tribunal e a agilidade do presidente Fred”.
Por Valter Nogueira










