Conteúdo Principal
Publicado em: 04/04/2020 - 08h55 Atualizado em: 29/09/2020 - 17h42 Comarca: Areia Tags: Selo Ouro de Eficiência, Vara Única de Areia

Com redução da taxa de congestionamento, Vara Única de Areia conquista Selo Ouro de Eficiência

A Vara Única da Comarca de Areia obteve uma variação da taxa de congestionamento de 31,7%. Em 2018, a taxa estava no patamar de 70,1% e foi para 47,9% em 2019, o que representa um importante implemento na celeridade processual. O bom resultado em termos de produtividade, aferido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio de sua Gerência de Pesquisas Estatísticas, se deve a dois termos: cooperação e disposição, conforme resumiu a juíza Alessandra Varandas Paiva Madruga de Oliveira Lima, titular da unidade desde março de 2017.

O Selo de Eficiência do TJPB está previsto na Resolução nº 05/2020, que, entre outras medidas, visa premiar as unidades mais produtivas. A Vara Única da Comarca de Areia alcançou 1.556 processos julgados, mais que o triplo de processos distribuídos, 432. Em alta, também, o número de feitos baixados, 1.589, restando 1.461 pendentes.

A queda do percentual da taxa de congestionamento de 70% para 47% é positiva para a gerente de Pesquisas Estatísticas do TJ, Renata Grigório, pois quanto menor esta taxa, melhor. “Este percentual é calculado a partir da relação entre os feitos baixados e os pendentes e, por isso, avalia a vazão que a unidade vem dando aos processos”, explicou.

Juíza Alessandra Varanda

Quanto a metodologia utilizada, a magistrada acredita que a distribuição dos processos por dígitos a cada servidor, atribuições de competências e acompanhamento dos trabalhos, com reuniões mensais para saber o que tem dado certo, foi bem promissor. “Cada servidor sabe qual é a sua responsabilidade e, atualmente, temos como acompanhar o serviço de cada um. Minha equipe é bem engajada e muito responsável. Por isso, a facilidade em termos bons resultados”, concluiu Alessandra Varandas. 

Outro ponto que a magistrada atribui para o bom desempenho da unidade é o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), instalado há mais de dois anos. “O Cejusc contribui para dar maior celeridade processual. É uma ferramenta maravilhosa. Assuntos de família, fazem acordo em quase tudo”, enfatizou.

Para o servidor Alisson de Almeida Trindade, a premiação veio em boa hora e é um reconhecimento para todos. “Trabalhamos com muito foco para alcançarmos resultados positivos e darmos uma prestação jurisdicional célere”, afirmou.

A equipe da unidade é composta, ainda, por Marlos Delgado de Albuquerque (chefe de cartório), Adenilda Ribeiro, Gustavo Almeida da Costa, Ícaro Francisco Souza Xavier,  Thiago Garcia Soares Fernandes, Vanessa Félix de Almeida e Viviane Delgado de Albuquerque.

Por Gabriella Guedes/ Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611