Conteúdo Principal
Publicado em: 15/08/2022 - 10h11 Tags: CEJUSC, Campina Grande

Comarca de Campina Grande deve ganhar mais um  Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Cejusc Campina
Reunião definiu abertura de novo Cejusc

Representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Paraíba, se reuniram com integrantes das universidades e faculdades de Campina Grande, para ampliar as parcerias envolvendo as instituições, com o foco no melhoramento dos serviços prestados à sociedade e o cumprimento da Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): estimular e aumentar o índice de conciliação. Um dos encaminhamentos que nasceu desse encontro de trabalho foi a proposta de criar mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na Região da Borborema, que já conta com sete Centros.

De acordo com um dos coordenadores adjuntos do Nupemec-TJPB, juiz Antônio Carneiro, todas as instituições de ensino superior de Campina estão comprometidas em fortalecer as parcerias com Poder Judiciário estadual, no sentido de fomentar a cultura da conciliação na Comarca e municípios vizinhos. “A reunião segue uma das determinações do coordenador geral do Núcleo, Desembargador José Ricardo Porto, que é a de expandir os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania por todo o Estado e aumentar o número de conciliadores, sempre com o devido treinamento”, adiantou o magistrado.

Quem também participou da reunião em Campina Grande, que aconteceu nessa sexta-feira (12), foi outro coordenador adjunto do Nupemec, juiz Jaílson Suassuna. Segundo ele, o grupo de magistrados e servidores que forma o Núcleo sempre teve a preocupação de ouvir quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas equipes que compõem os Cejuscs. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos ainda tem no seu quadro de coordenadores adjuntos a juíza Ana Amélia Andrade Alecrim Câmara.

João Pessoa – Há duas semanas, os magistrados do Nupemec-TJPB também se reuniram com representantes de universidades e faculdades da Comarca de João Pessoa. O ponto principal da pauta foi o aumento no número de conciliadores para atuarem no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Segundo Grau, como também, no Gabinete Virtual de Conciliadores. Para isso, o Núcleo oferecerá capacitações para a formação dos conciliadores. 

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611