Comarca de Cuité recebe 62 pessoas no Curso para Pretendentes à Adoção
A iniciativa foi promovida pela Coordenação da Infância e Juventude do TJPB
A Comarca de Cuité recebeu o Curso para Pretendentes à Adoção, promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju). Com palestras proferidas por juízes, psicólogos, assistente social e sociólogo, que abordaram aspectos judiciais e práticos da adoção, o curso aconteceu nos turnos da manhã e tarde desta terça-feira (28) e contou com a participação de 62 pretendentes.
O Curso é a última etapa do processo dirigido àqueles que querem adotar uma criança ou adolescente, e é uma exigência desde 2009, quando foi sancionada a lei 12.010, conhecida como Nova Lei Nacional de Adoção.
De acordo com o coordenador da Coinju, juiz Adhailton Lacet, estiveram envolvidos no curso representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e a equipe multidisciplinar do Tribunal.
O diretor do Fórum de Cuité, juiz Anyfrancis Araújo da Silva, explicou que como não há uma Vara específica da infância no interior, quando esses cursos acontecem, existe um interesse grande dos pretendentes em participar.
“O Curso para Pretendentes à Adoção faz parte da preparação para quem quer adotar e é uma oportunidade para desmistificar os preconceitos a respeito do perfil da criança a ser adotada, por exemplo. Além de saber quais os documentos criminais e atestados médicos devem ter para ser incluído no cadastro de pessoas que têm interesse em adotar”, assegurou o magistrado.
O casal José Edson Barbosa de Sousa e Ilda de Sousa saíram de Campina Grande para participar do Curso em Cuité.
“Vir ao curso foi muito importante, pois esclarecemos nossas dúvidas e inseguranças sobre a adoção. Acho que deveria ter mais vezes, porque ajuda a diminuir os preconceitos que as pessoas têm e, assim, o número de crianças nos abrigos seria menor”, revelou Ilda, que pretende, junto ao seu esposo, adotar um menino.
Por Jullyane Baltar (estagiária)









