Conteúdo Principal
Publicado em: 27/05/2019 - 11h18 Atualizado em: 27/05/2019 - 13h59 Comarca: Patos Tags: Infância e Juventude, Adoção - Patos

Comarca de Patos destaca adoção tardia e de criança com deficiência durante curso preparatório

A 7ª Vara Mista da Comarca de Patos realizou Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção, na última quinta-feira (23). Organizado pela equipe multidisciplinar da 7ª Vara, a capacitação contou com a participação do juiz titular, Bruno Medrado dos Santos, e da promotora Lívia Vilanova Cabral. A política está em consonância com as ações permanentes da Infância e Juventude, em parceria com o Ministério Público, que sediou a capacitação em seu auditório. 

O curso se constitui como etapa necessária às pessoas que ingressam com processo de habilitação para adoção e teve a presença de 18 pretendentes das Comarcas da 3ª circunscrição (Água Branca, Coremas, Itaporanga, Juazeirinho, Piancó, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São Mamede, Taperoá e Teixeira), conforme informou o magistrado.

De acordo com Bruno Medrado, foram abordadas questões históricas e jurídicas da adoção, palestras sobre os aspectos sociais, pedagógicos e psicológicos da adoção, bem como uma sensibilização para ampliação do perfil de crianças desejadas.

Nesse sentido, foram selecionados os depoimentos de dois casais que passaram pelo processo de adoção, recentemente, com perfil ampliado (adoção tardia e adoção de criança com deficiência). “Conseguimos proporcionar momentos de relatos e trocas de experiências, a partir das vivências e expectativas dos participantes”, considerou.

Tanto o juiz Bruno Medrado quanto a promotora Lívia Vilanova destacaram a importância da legalidade no processo de adoção, desestimulando, desta forma, as chamadas ‘adoção à brasileira’ e ‘adoção direta’. “Incentivamos os casais interessados em adotar a buscarem seguir os procedimentos legais, pois é uma segurança para todos os envolvidos”, ressaltou o magistrado. 

Por Gabriella Guedes

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611