Comarca de Sapé realiza terceira etapa do Curso de Capacitação de Mediador e Conciliador Judicial
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba vai realizar, na próxima quarta-feira (18) na Comarca de Sapé, a terceira e última etapa do Curso de Capacitação de Mediador e Conciliador Judicial. O treinamento será ministrado das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório do Fórum “Desembargador Joaquim S. Madruga”.
A formação visa capacitar voluntários para o desempenho das atividades de conciliadores e mediadores nas unidades judiciárias e terá carga horária mínima de 40 horas/aula para o módulo teórico e 60 horas/aula para o prático, este último com estágio supervisionado, em atendimento aos termos das diretrizes curriculares previstas na Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça, com nova redação dada pela Emenda nº 2, de 08 março de 2016.
Nessa terceira fase do curso, os participantes vão poder conhecer o papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes), na conciliação e mediação. Serão apresentadas as técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação, contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito.
Ainda de acordo com o conteúdo programático, será abordada a ética de conciliadores e mediadores; o terceiro conciliador: funções, postura, atribuições, limites de atuação; e o Código de Ética - Resolução CNJ nº 125/2010. Por último, os participantes terão uma visão ampla do Núcleo de Conciliação do TJPB (Nupemec) e dos Cejuscs na Paraíba (área de abrangência, funcionamento e composição).
Ministrarão o curso os diretores adjuntos do Núcleo de Conciliação do TJPB, juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital; Bruno Azevedo, titular da Vara de Sucessões de Campina Grande; e Fábio Leandro Cunha de Alencar, titular da 17ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa.
Também atuarão como ministrantes, a analista judiciária Janecleide Lázaro Oliveira Ressia, mediadora e conciliadora judicial do Cejusc do 2º Grau do TJPB e mestre em Mediação Familiar/ISFAP- Madrid; o técnico judiciário, Jesiel Rodrigues da Rocha, e o analista judiciário Marlon Roberto Guimarães. Os dois últimos são mediadores e conciliadores judiciais dos Cejuscs de Guarabira e Sapé, respectivamente, e especialistas em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos pelo Unipê.
Por Clélia Toscano




