Conteúdo Principal
Publicado em: 01/09/2023 - 12h44 Tags: Pombal, Conselho da Comunidade

Conselho da Comunidade da Comarca de Pombal promove primeira reunião de trabalho

Primeira reunião do Conselho da Comunidade
Primeira reunião do Conselho da Comunidade

Na manhã desta sexta-feira (1º), o juiz das Execuções Penais de Pombal, Osmar Caetano Xavier, conduziu, de modo remoto, a primeira reunião do Conselho da Comunidade da Comarca. Na oportunidade, foram empossados os membros do Conselho: Wagner Silva (presidente), Tasso Martins (vice-presidente), Jordão Martins (secretário) e Teresinha Ugulino (tesoureira) e o servidor Daniel Queiroz.

Para o magistrado Osmar Xavier, o Conselho da Comunidade é órgão de extrema importância, enquanto representantes da comunidade, na implementação de políticas penitenciárias em defesa dos direitos dos reeducandos para que a pena atinja a função ressocializatória. “A instalação do referido Conselho na Comarca não tem precedentes, consistindo em instalação histórica, tendo esta reunião a importância fundamental para o estabelecimento de estratégias para o cumprimento do objetivo deste importante órgão comunitário", disse o juiz.

Durante a reunião, os participantes trataram sobre o estatuto do referido órgão de Execução Penal e estabeleceu estratégias de atuação para cumprimento do disposto no artigo 81 da Lei de Execuções Penais, que incumbe ao Conselho da Comunidade: visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na comarca; entrevistar presos; apresentar relatórios mensais ao Juiz da execução e ao Conselho Penitenciário; e diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção do estabelecimento. 

Consagrados na Lei de Execução Penal, os Conselhos da Comunidade são órgãos da execução penal fundamentais para a efetivação da democracia e da participação social, conforme previsto na Constituição Federal de 1988.

Por Marcus Vinícius

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711