Coordenador de Proteção de Dados do TJPB participará de congresso sobre tecnologias para o Direito e Justiça
O coordenador do Comitê Executivo de Proteção de Dados e subcoordenador do Centro de Inovação do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, vai representar o Poder Judiciário estadual no 2º Congresso Internacional de Direito e Novas Tecnologias, promovido pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L). O evento ocorrerá no dia 1º de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo-SP. Também participam do Congresso o diretor jurídico do TJPB, Thiago Bruno Nogueira Alves, e o encarregado de Dados do Tribunal, Rodrigo Antônio Nóbrega Guimarães.
Segundo Jeremias Melo, o encontro reúne grandes nomes do Direito e de tecnologia do Brasil e do mundo, abordando temas como Inteligência Artificial (IA), Legal Operations, Blockchain e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), dentre outros. “O Congresso impulsiona a inovação jurídica e pretende fortalecer o contexto do Judiciário. A participação do Judiciário paraibano é fundamental, para traçar um alinhamento com as mais recentes tendências tecnológicas e alcançar uma Justiça ágil e moderna”, comentou o magistrado, que é titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Queimadas.
Esta será a segunda edição presencial do Congresso, promovido pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs., que vai reunir grandes especialistas em tecnologia e Direito do Brasil e do exterior. Segundo informações da Presidência da AB2L, o encontro vai explorar todas as possibilidades que a tecnologia pode oferecer para o Direito e a Justiça, incluindo multidisciplinaridade de profissionais de altíssimos cargos, cases de sucesso de times diversificados e qualificados e de talentos variados", diz o presidente da AB2L, Daniel Marques.
Ainda de acordo com a organização do evento, alguns palestrantes já confirmaram presença no Congresso, como Richard Susskind, presidente da Society for Computers and Law; Thiago Figo, diretor jurídico e head of tax e legal da C&A Brasil; Luis Henrique Ramos, legal manager da C&A; Damon Goduto, vice-presidente da Lineal; Jeremy W. Burdge, head of legal engineering no escritório Hogan Lovells; Dora Kaufman, professora de pós-graduação da PUC-SP e colunista da Época Negócios; Vanessa Zaccaria, diretora executiva e cofundadora da Clob; Simone Oliveira, legal VP Latam e Gympass; Ana Beatyriz Couto, chief operating officer na Sem Processo; Lívia Carolina, mediadora e diretora de operações na AB2L; Monique Guimarães, coordenadora de marketing e head de projetos na AB2L; e Marcelo Moura, advogado e embaixador da AB2L no Reino Unido.
Por Fernando Patriota