Coordenador do Nupemec e conciliadores judiciais voluntários tratam de melhorias dos Cejuscs
O coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba (Nupemec), desembargador José Ricardo Porto, realizou reunião de trabalho com conciliadores e mediadores judiciais voluntários dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). O encontro, na terça-feira (18), foi realizado na Sala Branca do Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa.
O desembargador Ricardo Porto destacou que, de modo democrático e bastante produtivo, foram ouvidas sugestões e manifestações de conciliadores e mediadores judiciais, em busca de melhorias para os Cejuscs e para os próprios auxiliares da Justiça. “Vamos, indubitavelmente, aprimorar o trabalho da conciliação, tendo em vista que é de suma importância a participação dos conciliadores e mediadores para que os litígios sejam analisados e debatidos de uma forma que se chegue a um consenso e a findar as querelas”, disse o coordenador do Nupemec.
Durante a reunião, o juiz-coordenador adjunto do Nupemec, Euler de Moura Jansen, ressaltou que os conciliadores e mediadores sempre merecem ser ouvidos, para que o Núcleo possa, assim, melhorar suas ações e a qualidade das mediações e conciliações, enfim, tudo que realmente pode tornar mais efetiva e eficaz a mediação e a conciliação.
O magistrado Jailson Shizue Suassuna, também coordenador adjunto, afirmou que o Nupemec tem demonstrado grande preocupação em expandir a política conciliatória do Tribunal de Justiça da Paraíba e, para tanto, nesta fase, busca privilegiar a atuação dos conciliadores e mediadores.
“Entendemos que é necessário não só aumentar a quantidade de conciliadores, bem como que esses conciliadores sejam devidamente capacitados e, além disso, possam ter a valorização do seu trabalho através de uma contraprestação que a gente estuda, para poder oferecer um serviço de conciliação e mediação de excelência em favor dos jurisdicionados do Estado”, enfatizou o juiz Jailson Suassuna.
Presente à reunião, a conciliadora e mediadora Kallyne Mahonhá, que atua há oito anos no Cejuscs do 2º Grau, disse que o encontro com o desembargador Ricardo Porto e os coordenadores adjuntos proporcionou uma experiência de satisfação a todos os conciliadores. “Esse momento ficará marcado na memória de cada um como marco significativo do Nupemec, bem como revelou-se produtivo, vislumbrando perspectivas promissoras no cenário de pacificação judicial, incentivando à formação educacional e valorização dos conciliadores e servidores. O encontro atesta o compromisso inabalável com a experiência e aprimoração contínua do sistema jurídico”, ressaltou Kallyne Mahon.
Também participaram da reunião o juiz Renan do Valle Melo Marques, coordenador do Cejusc Saúde; e os mediadores/conciliadores do 2º Grau Débora Odeth Leôncio de Lucena, Vanessa Rúbia Melo Ramalho, Cristina Honório Medeiros de Araújo, Isanha Simões Pereira Dália, Karine Farias de Lacerda, Juarez Fernandes da Silva, Silvana Ferreira Souza de Vasconcelos e Ana Carolina de Carvalho Rocha.
Ainda presentes o servidor do Nupemec e mediador/conciliador do Cejusc 2º Grau, Tony Fábio Cavalcante Viana, e as servidoras do Núcleo Ana Helena Martins de Oliveira e Josefa Nilza de Oliveira Câmara, além de Valdelaine da Silva Cruz, estagiária do Unipê.
Por Marcus Vinícius












