Conteúdo Principal
Publicado em: 10/03/2022 - 11h56 Atualizado em: 10/03/2022 - 20h08 Comarca: Patos Tags: Correição, Comarca de Patos

Corregedoria vai iniciar por Patos a realização de correições nas grandes comarcas do Estado

Fórum de Patos
Fórum da Comarca de Patos

A Comarca de Patos passará por correição a ser realizada pela Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba no período de 28 de março a 8 de abril do corrente ano. Só na seara judicial, o procedimento envolverá nove unidades, sendo sete Varas e dois Juizados Especiais. A ação também alcançará os 19 cartórios extrajudiciais existentes em municípios que integram a Comarca. O edital que designou a correição foi publicado no Diário da Justiça eletrônico dessa terça-feira (8).

A realização de correições simultâneas em diversas unidades está sendo viabilizada em razão de novas ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Gerência de Tecnologia da Informação da Corregedoria, sob o comando do gerente Alberto Risucci.

“Temos uma nova versão dos fluxos de correições, que permitirá aprimoramentos na automação em assinaturas de despachos. Os processos com provimentos a serem cumpridos aparecerão em tarefas separadas no gabinete ou no cartório, de acordo com a posição atual do feito. Após a verificação, o próprio sistema faz a remoção do processo das tarefas de cumprimento de provimentos”, explicou.

Segundo a juíza corregedora Aparecida Gadelha, até o início deste ano, a correição era realizada em uma unidade judiciária por vez, tendo em vista a grande quantidade de processos a serem analisados diretamente pelos corregedores. “Agora dispomos de um mecanismo através do qual os processos virtuais que se encontram com uma mesma situação, recebem provimentos automáticos, dispensando assim a repetição pessoal e desnecessária de atos”, pontuou.

A magistrada esclareceu, também, que os processos ainda físicos, bem como os arquivados e os ativos, por amostragem, permanecerão reservados à análise mais rigorosa dos corregedores. “Essa ação garante maior celeridade ao Órgão de Controle estadual e, por esse motivo, será possível realizar correições simultâneas em grandes comarcas”, complementou Aparecida Gadelha.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611