Conteúdo Principal
Publicado em: 15/04/2014 - 15h34

Cursos de capacitação beneficiam 261servidores do Judiciário paraibano

Desde o início de ano já foram ofertados 36 cursos

O Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Gerência de Capacitação, unidade subordinada à Diretoria de Gestão de Pessoas, tem oferecido cursos de capacitação aos servidores do Poder Judiciário. Este ano, com 36 cursos ofertados a 261 servidores, chega a 72% do Plano Anual de Capacitação (PAC) alcançado. Alguns temas são direcionados aos servidores que atuam nas Serventias Judiciais, em obediência à Política Nacional de Priorização do 1º Grau de Jurisdição, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça.

Porém, são alvos do programa de capacitação, além dos servidores que trabalham nas Serventias Judiciais de 1º Grau, os que atuam nas Unidades Administrativas da Secretaria do Tribunal (2º Grau). Segundo Einstein Roosevelt Leite, diretor de gestão de pessoas, esse trabalho é positivo, principalmente, por beneficiar também o jurisdicionado.

“Estando o servidor capacitado o trabalho é desenvolvido com muito mais eficiência e eficácia e isso é justamente o que o jurisdicionado espera do Poder Judiciário. É por meio das pessoas que as organizações se desenvolvem, sejam elas públicas ou privadas. Se os servidores não estiverem plenamente capacitados para o trabalho, o Tribunal se tornará um órgão ineficiente e ineficaz”, afirmou.

Para Claudio Cavalcanti, gerente de capacitação, alguns exemplos de melhora vêm sendo constatados, como melhor atendimento ao usuário da justiça, bem como um crescente volume de processos resolvidos, em algumas unidades judiciais. “Percebemos que a melhoria tem sido constante e gradativa, principalmente no que diz respeito ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores que recebem os treinamentos”, pontuou.

Os servidores que ingressam nos quadros do Tribunal passam por um treinamento introdutório com abordagens relacionadas à estrutura administrativa e judicial do TJ, práticas cartorárias cíveis e criminais, sistemas corporativos de informática, bem como aspectos relacionados à ética pública. Com isso, o objetivo da capacitação é preparar os servidores para uma performance de alto desempenho.

O PAC prevê o desenvolvimento de, pelo menos, 50 ações de capacitação, com uma meta ao final de 1.200 servidores capacitados. Até outubro deste ano, haverá treinamentos para todos os magistrados e servidores que atuam nas unidades que receberão o sistema de Processo Judicial Eletrônico – PJe.

A expectativa é que haja ainda, paralelamente aos treinamentos sobre o PJe, capacitação introdutória para os novos servidores, treinamento no módulo de execuções penais no sistema STI/SISCOM, sistema de gestão de material e patrimônio, dentre outros. Uma oficina de desenvolvimento da competência em liderança destinada aos chefes de cartório também está em andamento.

Parcerias

O Plano Anual de Capacitações foi elaborado a partir de um levantamento de acordo com as necessidades dos setores do Tribunal de Justiça da Paraíba. O estudo ocorreu no final de 2013, para que, ao longo de 2014, fossem desenvolvidos os cursos mais solicitados pelos gestores.

Hoje, além dos cursos promovidos pela própria gerência de capacitação, estão sendo oferecidos mensalmente, em média, 13 cursos presenciais. As abordagens dos cursos têm temas variados, que possibilitam o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, através da Escola Superior de Serviço Público da Paraíba – ESPEP, localizada no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Para ofertar cursos inteiramente gratuitos para os servidores, foram estabelecidas parcerias com algumas instituições públicas e privadas. Também estão sendo oferecidos, na modalidade à distância, 41 cursos pela FGV Online e 11 cursos pelo Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal.

Karina Negreiros (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711