Conteúdo Principal
Publicado em: 07/07/2014 - 19h22 Atualizado em: 07/07/2014 - 21h06

Desembargador do TJPB participa de reunião para avaliar segurança pública no Estado

O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho participou, na tarde desta segunda-feira (7), de reunião, no Palácio da Redenção, para avaliação da  política de Segurança Pública instituída no Estado da Paraíba. Na ocasião, foi apresentado ao governador Ricardo Coutinho e às demais autoridades presentes os dados referentes ao primeiro semestre de 2014.

“Estamos fechando um ciclo semestral, por isso é importante fazermos uma leitura dos avanços e do que precisamos mudar para progredirmos no 2º semestre e melhorarmos as condições de trabalho das forças de segurança”, afirmou o governador, ao abrir a reunião.

O desembargador Oswaldo Trigueiro, que também preside a Comissão de Segurança do Poder Judiciário do Estado, afirmou que os magistrados têm responsabilidade no monitoramento dos crimes violentos, letais e intencionais no Estado.

“O juiz está diretamente envolvido com a Segurança Pública, na medida em que conduz o processo criminal, determina medidas cautelares criminais, assim como mandados de busca e apreensão, por isso é importante estarmos presentes no acompanhamento dos atos que tenham como objetivo diminuir os índices de violência”, declarou o desembargador.

Na ocasião, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Seds), Cláudio Lima, explicou que as reuniões vêm sendo realizadas mensalmente e têm o objetivo de fazer um monitoramento completo. “Daqui partem avaliações e encaminhamentos. A participação do Judiciário e do Ministério Público, através de uma Câmara de Articulação, é fundamental para solucionarmos os gargalos do sistema”, analisou.

Estiveram presentes também os comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil, que apresentaram índices de acordo com as regionais. De acordo com a Seds, a Paraíba apresentou redução de quase 25% do número de homicídios registrados no mês de junho deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em junho de 2014 foram registrados 114 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto que em junho de 2013 foram 151 casos.

Nos seis primeiros meses do ano foram registrados 710 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto que no mesmo período de 2013 foram contabilizados 815 casos, o que significa uma queda de 12,9% em relação ao mesmo período de 2013.

Por Gabriela Parente/Secom Estadual

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711