Desembargador João Benedito entrega relatório sobre combate ao racismo estrutural à reitora da UEPB
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, entregou nesta sexta-feira (13), à reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, um relatório sobre o combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. A entrega aconteceu na sede da UEPB, em Campina Grande.
O relatório foi produzido pela Comissão de Juristas Negros da Câmara dos Deputados, criada com o objetivo de propor o aperfeiçoamento da legislação para o enfrentamento do racismo estrutural e institucional no país.
O desembargador João Benedito, que integrou a comissão de juristas, ressaltou que a inciativa contribui para o desenvolvimento de propostas concretas e viáveis com vistas à construção de uma sociedade verdadeiramente antirracista. "As universidades, de modo geral, são parceiras nesse nosso propósito", disse o presidente do TJPB, na ocasião.
A reitora da UEPB, Célia Regina, falou que a entrega do relatório sobre o combate ao racismo estrutural, reveste-se de grande importância para ambas as instituições e para a sociedade como um todo. "É trabalhar nesse debate para que a gente possa melhorar a nossa sociedade com relação às questões raciais", ressaltou a professora Célia Regina.
O encontro contou ainda com as presenças dos juízes auxiliares da Presidência do TJPB, Fábio Araújo e Lua Yamaoka; a juíza corregedora Aparecida Gadelha; a defensora pública, Maria da Glória Oliveira; da vice-reitora, Ivonildes Fonseca; do chefe de Gabinete, Luciano Albino; e do procurador da UEPB, Thales Linhares Azevedo.
Por Marcus Vinícius