Conteúdo Principal
Publicado em: 16/02/2022 - 17h11 Atualizado em: 17/02/2022 - 16h22 Comarca: João Pessoa

Desembargador Ricardo Vital apresenta relatório do primeiro ano de gestão à frente da Esma

Captura de tela da Sessão do Tribunal Pleno
Sessão do Tribunal Pleno

Com título 'A Esma na era da informação', o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), Desembargador Ricardo Vital de Almeida, apresentou, nesta quarta-feira (16), relatório do primeiro ano de sua gestão à frente da instituição de ensino, no biênio 2021/2022. A explanação ocorreu na abertura dos trabalhos da 2ª sessão ordinária administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Com a apresentação do relatório, o Desembargador Ricardo Vital afirmou que “a Esma presta contas, no âmbito da gestão participativa, a cada colega - servidora e servidor, magistrada e magistrado -, buscando a efetivação do academicamente melhor, como resultado da expressão leal dos compromissos perante o Poder Judiciário”.

Com um vídeo de 12 minutos, através da ferramenta Prezi, o Desembargador Ricardo Vital apresentou à Corte do TJ as atividades executadas e desenvolvidas ao longo de 2021. Logo na abertura, o vídeo destaca que a posse da nova direção da Esma indicou a entrada definitiva da instituição na era das comunicações digitais, seguindo o modelo adotado e ampliado em 2020 pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, como meio encontrado para superar a distância social causada pela pandemia do Coronavírus - Covid 19.

Em 2021, 1.957 inscritos entre magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual participaram de cursos e webinários promovidos pela Esma, todos de forma remota. No período, foram realizados 27 formações e 36 webinários.

Nos cursos, destaque para as seguintes formações: Enfrentamento à Violência Doméstica: o papel do Oficial de Justiça; Suprimentos de Fundos; Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0); o Juiz-Corregedor Permanente e a Fiscalização nas Serventias Extrajudiciais; Sistema PJe para Cartórios; Violência Doméstica e a aplicabilidade do Formulário Nacional de Avaliação de Risco; e Gestão Judiciária. 

Em relação aos webinários, foram ofertados temas como: Novas Tecnologias no Judiciário, em parceria com o TJ, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec); Os Oficiais de Justiça e as novas estratégias de trabalho em tempos de pandemia; Impacto da Pandemia na Jurisdição; Pandemia uma realidade não esperada; e Racismo em Debate: Questões Raciais e Poder Judiciário, além outros.

O relatório ressalta que as atividades promovidas, em face da multiculturalidade dos temas abordados, contou com a parceria e o apoio do Presidente do TJ, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, do Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Frederico Coutinho, e de diretorias e gerências do TJ.

A recuperação de setores físicos da Esma também é destacada no vídeo, dentre elas: a nova passarela, novas poltronas, retelhamento completo da cobertura do prédio, recuperação do sistema de ajardinamento interno e externo, substituição da rede internet e de equipamentos eletrônicos, pintura do prédio e a reforma de salas, bem como a nova iluminação da área externa.

Ainda no período, a Escola desenvolveu outras ações, como as comemorações dos 38 anos de fundação da instituição; pesquisa de opinião; a especialização em Violência de Gênero e Diversidade Humana; o lançamento do novo layout do site da Escola, mais moderno e dinâmico; e o calendário mensal de cursos, além do retorno das aulas paralisadas do CPM 2020, por conta da Covid-19, e do início das aulas do CPM – Turma 2021. 

O Desembargador Ricardo Vital disse que, para o cumprimento das metas estabelecidas pela direção da Esma no ano de 2021, o apoio da equipe de servidores e dos gerentes acadêmico e administrativo foram fundamentais através de reuniões periódicas. 

Para 2022, último ano do biênio, algumas ações programadas já foram divulgadas, como o Calendário de Cursos que prevê 52 formações até o mês de novembro. Em fevereiro, com as aulas já iniciadas, foram ofertados quatro cursos: 'Acessibilidade aplicada a órgãos públicos, Língua Brasileira de Sinais (Libras I) e Conceitos Básicos de Finanças e SIAF, além do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Direito Digital Aplicado no Âmbito Judicial, cuja temática é de fundamental importância para as atividades jurisdicionais e administrativas. 

No próximo dia 24, a partir das 11h, com o tema 'Vacinação Infantil e o Estatuto da Criança e do Adolescente’, a Esma vai iniciar a série de webinários previstos para o ano. A temática é voltada aos servidores e magistrados do Poder Judiciário estadual e ao público em geral. Em breve, a direção da Escola divulgará o calendário anual dos webinários para 2022, além de outras ações.

Ao encerrar o vídeo, o Presidente do Poder Judiciário estadual, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e os demais membros da Corte parabenizaram o diretor da Esma pela excelente gestão à frente da instituição de ensino, que é o braço acadêmico do TJ no Estado.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611