Conteúdo Principal
Publicado em: 12/05/2025 - 17h47 Tags: Dia da Memória do Poder Judiciário, Visita, Museu do TJPB

Dia da Memória do Poder Judiciário: visita de alunos ao Museu do TJPB abre programação especial 

-
Estudantes conheceram a Galeria dos ex-presidentes do TJPB

Na tarde desta segunda-feira (12), durante visita ao Museu do Poder Judiciário, um pouco da rica história dos 134 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) fizeram brilhar os olhos curiosos de estudantes do Programa Jovem Aprendiz, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A ação abriu a programação em homenagem ao Dia da Memória do Poder Judiciário.

Comemorada no dia 10 de maio, a data foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 316/2020, com a finalidade de celebrar o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário, desde o Brasil Colônia, para as gerações presentes e futuras. Uma vasta programação, prevista para toda a semana, foi organizada pela Comissão de Cultura e Memória do TJPB, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

-
Um dos locais visitados foi o Pleno Histórico

Dentro das atividades, haverá uma visita especial, a ser conduzida pelo gestor do Poder Judiciário estadual, desembargador Fred Coutinho, com  cerca de 50 alunos que visitarão o Museu do Poder Judiciário, a Galeria dos ex-presidentes do TJPB, a Sala de Sessões do Pleno do Tribunal, o Salão Nobre e o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa. O encerramento da programação será sexta-feira (16), com a visita de um grupo de estudantes de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

-
Marcos Alcântara, servidor do Museu, conduziu os visitantes

Ainda fazendo parte das ações comemorativas ao Dia da Memória do Poder Judiciário, está prevista a entrega de peças do Museu do Poder Judiciário estadual, que passaram pelo processo de restauração e conservação. “Pretendemos entregar, também, alguns expositores, como o da ata de instalação do Tribunal de Justiça e o do livro dos primeiros acórdãos do TJPB”, explicou o servidor do Museu, Marcos Alcântara.

Segundo pontuou, “o objetivo é conscientizar as pessoas de que o Tribunal não possui apenas a atividade-fim, que é a justiça, mas também trazer o cidadão para dentro do Judiciário, para conhecer sua história, os processos, levando, acima de tudo, à cidadania”.

-
Renildo Moraes - prof. do IEL

O professor do IEL, Renildo Moraes, que trouxe os alunos, destacou que o Judiciário paraibano tem muita história para contar, e que tudo é novidade para os estudantes, que nunca estiveram no Palácio da Justiça e muito menos sabiam da existência do Museu do Poder Judiciário.

“A importância de uma aula dessa de campo, quando saímos da escola e entramos em uma instituição como esta, é a própria vivência do momento. A oportunidade que têm os alunos de conhecer o que é a Justiça, sua história, como ela funciona e como ter acesso”, ressaltou.

-
Rhonellyson Francisco - estudante

Para o estudante Rhonellyson Francisco, que faz o curso de assistente administrativo, a visita foi muito importante. “Para a gente entender o presente é preciso olhar para o passado. Eu acho que esse museu traz essa história, essa cultura, essa relevância para nós, jovens, de forma que consigamos entender o porquê do hoje, além de conhecermos fatos históricos marcantes para o Poder Judiciário da Paraíba”, comentou.

10 de maio - De acordo com o CNJ, a data em que se prestigia o Dia da Memória do Poder Judiciário faz referência ao alvará de 10 de maio de 1808 de D. João VI, que criou a Casa da Suplicação do Brasil. Trata-se de marco representativo na história do Poder Judiciário nacional por simbolizar uma espécie de independência da Justiça brasileira em relação à portuguesa.

Por Lila Santos com Agência CNJ de Notícias

Fotos: Gecom e Equipe do Museu

 

-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711