Conteúdo Principal
Publicado em: 14/08/2024 - 16h44 Atualizado em: 14/08/2024 - 16h49 Tags: Sustentabilidade, Combate à Poluição; Meio Ambiente;

Dia Nacional de Combate à Poluição: conheça a atuação e as ações socioambientais do TJPB

Imagem de uma mão com uma árvore, ligadas por pontos de luz

Nesta quarta-feira (14), celebramos o Dia Nacional de Combate à Poluição, uma data crucial para refletirmos sobre nossas práticas ambientais e promover ações efetivas para a preservação do meio ambiente. A data foi criada tendo como referência o Decreto-Lei 1.413/75, que marca o início dos esforços sistemáticos para controlar a poluição industrial no Brasil. O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Núcleo Socioambiental, tem realizado diversas ações sustentáveis ao longo do ano, reafirmando seu compromisso com o meio ambiente.

-
Juíza Ivanoska Gomes dos Santos, coord. do Macrodesafio da Sustentabilidade-TJPB

A juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos coordena o Macrodesafio da Sustentabilidade, um dos eixos de atuação do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça, além de estar à frente da Comissão de Revisão do Plano de Logística Sustentável do TJPB.

Para a coordenadora do Núcleo Socioambiental do Tribunal, Renata Grigório, o principal objetivo do Núcleo é promover iniciativas focadas na proteção ambiental e conscientizar tanto o jurisdicionado quanto os servidores sobre a importância de um ambiente saudável.

Renata Grigório, coord. do Núcleo Socioambiental do TJPB
Renata Grigório, coord. do Núcleo Socioambiental do TJPB

“Estamos trabalhando em prol da sustentabilidade, apresentando um bom desempenho. As atividades desenvolvidas no âmbito do Judiciário paraibano para a preservação do meio ambiente colocaram o TJPB em sexto lugar no país no ranking da sustentabilidade do Judiciário nacional e em primeiro na Região Nordeste”, destacou Renata Grigório.

A coordenadora do Núcleo, também, ressaltou a existência do Painel da Sustentabilidade, disponível no site do Tribunal de Justiça, como uma forma de transparência sobre as atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário estadual nesta área. O painel permite que qualquer cidadão acesse e conheça as práticas executadas.

Entre as ações que o TJPB tem promovido para a redução da poluição e a preservação ambiental é possível destacar:

Programa de Gestão de Resíduos - O TJPB adota práticas rigorosas para o gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo a separação e o descarte adequado de materiais recicláveis e não recicláveis, além de promover campanhas internas para reduzir o desperdício e incentivar a reciclagem.

Uso de Tecnologias Sustentáveis - A instituição investe em tecnologias que minimizam o impacto ambiental de suas operações. Entre as inovações estão a substituição de papel por soluções digitais e a implementação de sistemas de iluminação LED, mais eficientes e que consomem menos energia.

Conscientização - O Núcleo Socioambiental promove webinários, palestras e workshops para sensibilizar os servidores do TJPB sobre práticas sustentáveis e a importância de reduzir a pegada ecológica. Essas ações visam engajar todos os colaboradores na construção de um ambiente de trabalho mais sustentável.

Para mais informações sobre as ações do Núcleo Socioambiental do TJPB, o cidadão pode visitar https://www.tjpb.jus.br/sustentabilidade.

Por Jessica Farias (estagiária) com fotografia do CNJ

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611