Dia Nacional de Combate à Poluição: conheça a atuação e as ações socioambientais do TJPB
Nesta quarta-feira (14), celebramos o Dia Nacional de Combate à Poluição, uma data crucial para refletirmos sobre nossas práticas ambientais e promover ações efetivas para a preservação do meio ambiente. A data foi criada tendo como referência o Decreto-Lei 1.413/75, que marca o início dos esforços sistemáticos para controlar a poluição industrial no Brasil. O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Núcleo Socioambiental, tem realizado diversas ações sustentáveis ao longo do ano, reafirmando seu compromisso com o meio ambiente.
A juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos coordena o Macrodesafio da Sustentabilidade, um dos eixos de atuação do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça, além de estar à frente da Comissão de Revisão do Plano de Logística Sustentável do TJPB.
Para a coordenadora do Núcleo Socioambiental do Tribunal, Renata Grigório, o principal objetivo do Núcleo é promover iniciativas focadas na proteção ambiental e conscientizar tanto o jurisdicionado quanto os servidores sobre a importância de um ambiente saudável.
“Estamos trabalhando em prol da sustentabilidade, apresentando um bom desempenho. As atividades desenvolvidas no âmbito do Judiciário paraibano para a preservação do meio ambiente colocaram o TJPB em sexto lugar no país no ranking da sustentabilidade do Judiciário nacional e em primeiro na Região Nordeste”, destacou Renata Grigório.
A coordenadora do Núcleo, também, ressaltou a existência do Painel da Sustentabilidade, disponível no site do Tribunal de Justiça, como uma forma de transparência sobre as atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário estadual nesta área. O painel permite que qualquer cidadão acesse e conheça as práticas executadas.
Entre as ações que o TJPB tem promovido para a redução da poluição e a preservação ambiental é possível destacar:
Programa de Gestão de Resíduos - O TJPB adota práticas rigorosas para o gerenciamento de resíduos sólidos, incluindo a separação e o descarte adequado de materiais recicláveis e não recicláveis, além de promover campanhas internas para reduzir o desperdício e incentivar a reciclagem.
Uso de Tecnologias Sustentáveis - A instituição investe em tecnologias que minimizam o impacto ambiental de suas operações. Entre as inovações estão a substituição de papel por soluções digitais e a implementação de sistemas de iluminação LED, mais eficientes e que consomem menos energia.
Conscientização - O Núcleo Socioambiental promove webinários, palestras e workshops para sensibilizar os servidores do TJPB sobre práticas sustentáveis e a importância de reduzir a pegada ecológica. Essas ações visam engajar todos os colaboradores na construção de um ambiente de trabalho mais sustentável.
Para mais informações sobre as ações do Núcleo Socioambiental do TJPB, o cidadão pode visitar https://www.tjpb.jus.br/sustentabilidade.
Por Jessica Farias (estagiária) com fotografia do CNJ