Conteúdo Principal

Diretor da Esma participa da abertura do II Encontro Nacional de Capacitação da Defensoria Pública

Desembargador Joás de Brito, diretor da Esma
Desembargador Joás de Brito, diretor da Esma

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Joás de Brito Pereira Filho, participou, na manhã desta quinta-feira (20), da abertura do II Encontro Nacional de Capacitação da Defensoria Pública. O evento, que tem como tema ‘Litígios e Processos Estruturais’, acontece no auditório do Senac, em João Pessoa, e se estende até esta sexta-feira (21).

O encontro tem como objetivo discutir e elaborar propostas de contribuições práticas relativas aos processos estruturais, bem como promover a criação de um protocolo de atuação nessas demandas. 

Segundo o diretor da Esma, o tema é de extrema relevância e atual, com um projeto de lei tramitando no Congresso para definir os procedimentos a serem seguidos. “A palestra foi ministrada pelo juiz de São Paulo Fernando da Fonseca Gajardoni, que fez uma excelente apresentação, esclarecendo diversos pontos importantes. É um assunto essencial, que merece atenção, e acredito que seria interessante levar essa discussão para as escolas, para que os juízes possam se aprofundar ainda mais nesse tema. Trata-se de uma questão nova, com grande impacto nas políticas públicas nacionais”, disse.

No primeiro dia, foram abordados temas como Procedimento Processual nos Conflitos Estruturais; Confluências entre Processos Individuais e Estruturais: como um pode ajudar o outro; Processos Estruturais para a construção da Justiça Climática na atuação da Defensoria Pública; e Processos Estruturais e a participação social.

Já nesta sexta-feira, a programação será encerrada com reunião dos membros das Defensorias Públicas para discutir os enunciados e a minuta preliminar do protocolo de atuação em problemas e processos estruturais na Defensoria Pública.

Por Marcus Vinícius

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711