Conteúdo Principal
Publicado em: 31/01/2023 - 10h17 Atualizado em: 31/01/2023 - 10h40 Comarca: João Pessoa Tags: ESMA, Esma RN, Conhecimentos

Diretora da Esmarn visita presidente do TJ e diretor da Esma na troca de conhecimentos em favor das escolas

Visita teve como objetivo troca de conhecimentos

A diretora da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), Desembargadora Maria Zeneide Bezerra, esteve reunida, nesta segunda-feira (30), com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e com o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), Desembargador Ricardo Vital de Almeida. O encontro ocorreu no Gabinete da Presidência do TJ e, em seguida, a magistrada conheceu as instalações e o funcionamento administrativo e acadêmico da instituição de ensino paraibana.

O presidente do TJ comentou, durante o encontro, que as escolas das magistraturas são os braços acadêmicos dos tribunais de Justiça nos estados. “Tivemos a honra de receber a visita da Desembargadora Maria Zeneide, que veio a Paraíba para conhecer a Esma e formar parcerias objetivando o desenvolvimento das escolas da Paraíba e Rio Grande do Norte”, disse o Desembargador Saulo Benevides. Na ocasião, o Desembargador Saulo Benevides parabenizou as ações implantadas pelo diretor da Esma ao longo dos últimos dois anos, seja na promoção de cursos para magistrados e servidores ou na realização de webinários. 

O diretor da Esma, Desembargador Ricardo Vital, falou da alegria em receber a Desembargadora Maria Zeneide, bem como ressaltou que o encontro possibilitou a troca de experiências e conhecimentos em favor do engrandecimento das escolas. “Alegria honrosa ao Poder Judiciário que induvidosamente tanto Paraíba, quanto Rio Grande do Norte, a parte de sermos estados coirmãos, a toda interatividade e pensamento único de uma magistratura cada vez maior”, afirmou o desembargador Ricardo Vital.

Desembargadores Saulo Benevides e Maria Zeneide

Para a Desembargadora Maria Zeneide, a visita buscou fomentar uma maior aproximação e interação entre as escolas da magistratura. “O encontro visou a interação e trazer luzes para dentro da escola do Rio Grande do Norte, bem como fazer acontecer com criatividade e modernidade e, principalmente, que a gente possa não só alcançar os magistrados, mas também os servidores”, frisou a diretora da Esmarn. 

Ela acrescentou que um dos pontos abordados na reunião foi a implantação de um mestrado pela instituição do Rio Grande do Norte, além da interiorização da escola potiguar. “Esse debate é que engrandece as escolas, ouvindo e trocando ideias na busca de oferecer uma grande escola no atendimento e na capacitação dos juízes e servidores”, disse a diretora da Esmarn.

Visita – Dando continuidade ao processo de interação entre as escolas, o diretor Adjunto da Esma, juiz Antônio Silveira Neto, se reuniu, ainda nesta segunda-feira com representantes da Esmarn. Na ocasião, o magistrado apresentou as instalações do prédio, bem como explicou e pôde dirimir dúvidas sobre o funcionamento e ações desenvolvidas na escola da Paraíba.

“Essa foi uma visita muito importante de membros da Escola do Rio Grande do Norte, onde podemos trocar experiência sobre o ensino superior na Magistratura tanto para juízes, quanto para servidores. São escolas parecidas pelo seu tamanho, organizações e configurações administrativas, e o encontro possibilitou apresentar à Escola do Rio Grande do Norte nossas reformas estruturais e projetos, de modo que ressaltamos nossos pontos positivos e negativos ao longo dos últimos dois anos, bem como a Esmarn trouxe muitas ideias interessantes”, disse Antônio Silveira.

Encontro na sala da presidência do TJPB

No mesmo sentido, a coordenadora Executiva da Esmarn, Cristina Leandro Azevedo Silva, afirmou que o encontro possibilitou a troca de informações e experiências. “O que viemos buscar e conhecer aqui foi o sistema acadêmico da Escola paraibana, já que estamos em fase de contratação e a Esma encontra-se em uma fase bastante avançada nesta questão”, ressaltou a coordenadora.

Na ocasião, a empresa de tecnologia Indra apresentou o projeto em desenvolvimento do sistema GEAD V 1.0 que será implantado na Esma da Paraíba. O GEAD é uma ferramenta que será utilizada pelos magistrados quando forem ministrar suas aulas, desde do cadastro do aluno, passando pelos módulos.

Ainda presentes aos encontros, a magistrada do TJ, Antonieta Maroja; a gerente Administrativa e Financeira da Esma, Gisele Alves Barros Souza; a coordenadora pedagógica, Daiane Firino; os servidores Larissa Alcoforado e Fernando Fernandes, e os juízes e coordenadores da Esmarn, Hadja Rayanne Holanda de Alencar e Fábio Ataíde; além de Sara Maria de Andrade Silva, chefe de Divisão Pedagógica, e Patrícia Lopes da Costa Ferreira, da Comunicação Social da Esmarn.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611