Diretoria do Fórum de Campina Grande conhece sistema de controle de acesso por cores
A diretoria do Fórum Affonso Campos, de Campina Grande, esteve em João Pessoa para conhecer de perto o sistema de controle de acesso por pavimento, baseado na diferenciação por cores. A ferramenta é disponibilizada pelo sistema Visit, software que integra o Projeto Acesso Seguro, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A visita técnica marca mais um passo rumo à expansão das medidas de segurança nas unidades do Judiciário estadual.
Durante a visita, o diretor do Fórum de Campina Grande, juiz Ely Trindade, e o gerente administrativo Agnelo Oliveira foram recebidos pelo diretor do Fórum Criminal da Capital, juiz Marcial Henrique Ferraz, pelo gerente Kleber Lins, pelo coordenador de segurança da unidade, coronel Josélio César de Oliveira, e pelo coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino.
“Este projeto já está com a fase de estruturação iniciada e a intenção é que em breve estará sendo adotado, também em Campina Grande, este sistema que tem a praticidade e a eficiência ao conseguir estabelecer o setor para qual o visitante será encaminhado, o que, além de representar um reforço na segurança, representa acima de tudo a comodidade para o visitante que terá o seu direcionamento de forma simplificada e objetiva para a área onde funciona o setor para qual ele deseja ter acesso”, destacou o juiz Ely Trindade.
O sistema funciona a partir da distribuição de crachás com cores específicas conforme o pavimento de destino do visitante. A proposta é facilitar a orientação dentro do prédio e permitir a rápida identificação de pessoas em locais autorizados ou restritos.
No Fórum Affonso Campos, a configuração de acesso será da seguinte forma: Advogados: Crachá Vermelho (Livre Acesso); Térreo: Crachá Azul; 1º Andar: Crachá Branco; 2º Andar: Crachá Verde; 3º Andar: Crachá Cinza; e 4º Andar: Crachá Azul Claro.
Ao chegar ao fórum, o visitante informa o setor de destino e recebe o crachá correspondente à cor do pavimento. Os advogados, devidamente identificados com o crachá vermelho, têm livre acesso às áreas autorizadas da edificação.
O sistema já está em funcionamento no Fórum Criminal da Capital com resultados positivos e será implementado, também, no Fórum Cível da Capital e no Complexo Judiciário de Mangabeira, conforme o plano de expansão do Projeto Acesso Seguro.
“A distinção cromática permite uma resposta célere por parte da equipe de segurança, otimizando o monitoramento do tráfego interno e prevenindo acessos indevidos. Com essa medida, o Tribunal de Justiça da Paraíba reafirma seu compromisso com a segurança institucional e com a preservação da integridade de servidores, magistrados, advogados e cidadãos que frequentam suas dependências”, destacou Jardel Rufino Sá, coordenador do Projeto Acesso Seguro e servidor da Comissão Permanente de Segurança do TJPB.
A iniciativa faz parte das ações da Comissão Permanente de Segurança Institucional, presidida pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, com apoio da Presidência do TJPB, sob a condução do desembargador Fred Coutinho.
Por Lenilson Guedes e Nice Almeida