Ditec: pesquisa de satisfação mede eficiência e efetividade dos serviços de TI do TJPB
A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), do Tribunal de Justiça da Paraíba, disponibilizou uma pesquisa de satisfação referente ao atendimento, voltado aos usuários internos e externos do Poder Judiciário estadual. O objetivo é medir a eficiência e efetividade dos serviços prestados pela Diretoria na área de Tecnologia da Informação (TI). A pesquisa é enviada a cada chamado atendido e possui caráter permanente, sendo um indicador de desempenho medido mensalmente.
A iniciativa está alinhada aos macrodesafios do Poder Judiciário da Paraíba, como o aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária, o Fortalecimento da Estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Proteção de Dados. Além de também materializar a missão, visão e atributos de valor, definidos no planejamento estratégico do TJPB.
Por meio da enquete, é possível entender melhor as necessidades, expectativas e a percepção do nível de qualidade e implementar uma melhoria contínua no atendimento e nos serviços prestados pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça paraibano, como explicou o gerente de Atendimento e Suporte, José Fábio de Alencar.
“O universo da consulta inclui usuários internos e externos, permitindo que diversos grupos que representam a sociedade, como advogados, promotores, partes ou qualquer pessoa que utilize nossos sistemas, possam expressar suas percepções. Isso nos possibilita avaliar nossas ações sob diferentes perspectivas”, realçou Fábio Alencar.
Ele observou ainda que, mesmo que a avaliação do atendimento da Ditec tenha sido muito positiva ao longo dos anos, menos de 5% dos usuários responderam às pesquisas de satisfação, de forma a comprometer a solidez dos dados. Além do fato da realização de um novo contrato de atendimento, sendo necessário a implementação de diversas mudanças e a disponibilização de novas ferramentas.
“Com isso, surge a necessidade de possuir dados mais sólidos. Neste sentido, envidamos esforços para aumentar a representatividade da amostra e proporcionar resultados mais significativos. Em decorrência dessa ação, no mês de julho, conseguimos atingir um universo de 30% de respostas, aumentando a amostra em 25%, obtendo uma aprovação de 97%”, salientou o gerente.
O coordenador de Governança de TI, Anderson Rodrigues Ribeiro, reforçou que a pesquisa de satisfação faz parte da estratégia nacional de tecnologia da informação do judiciário.
“Sendo um dos seus indicadores estratégicos para mensurar a qualidade da tecnologia da informação dos órgãos do Poder Judiciário em nível nacional e, por isso, está prevista no PDTI (plano diretor de TI) do Tribunal de Justiça da Paraíba para o biênio 2024/2025”, frisou.
Participação - Fábio Alencar ressaltou que pesquisas como esta não apenas ajudam a identificar áreas de melhoria, mas também oferecem uma oportunidade para a sociedade participar ativamente do fortalecimento do sistema de justiça, contribuindo com sugestões e opiniões que podem influenciar em mudanças significativas.
“A participação de todos nesse diálogo é essencial para o aperfeiçoamento do atendimento, tornando-o mais inclusivo e responsivo às reais necessidades de todos que utilizam os serviços de TI da Justiça da Paraíba”, enfatizou.
Por Lila Santos





