Conteúdo Principal
Publicado em: 04/03/2022 - 11h35 Atualizado em: 04/03/2022 - 11h44 Tags: Edital, Juiz Leigo, Processo Seletivo

Edital do processo seletivo para juiz leigo do TJPB será publicado este mês

Captura de tela da reunião da comissão do Processo seletivo para juiz leigo
Reunião da Comissão do Processo Seletivo para juiz leigo

O texto definitivo do edital do processo seletivo simplificado para os cargos de juiz leigo dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça da Paraíba será publicado ainda este mês, com data e valor da inscrição, além de todos os detalhes das etapas do processo de seleção. Esse foi o principal ponto debatido entre os integrantes da Comissão Especial que se reuniu, virtualmente, nesta sexta-feira (4) para análise e conclusão da minuta do edital. O encontro de trabalho foi coordenado pela presidente da Comissão e Vice-presidente do TJPB, Desembargadora Maria de Graças Morais Guedes. 

A Comissão ainda avaliou o planejamento e o cronograma das atividades, apresentados pela empresa contratada para as fases do certame, o Instituto Acess, do Rio de Janeiro. 

“Na reunião de hoje, fizemos os ajustes finais na redação do edital e faremos agora os encaminhamentos necessários para que ele seja publicado nos próximos dias. Nosso propósito é concluir, com brevidade, esse processo seletivo para suprir as deficiências dos juizados especiais, em relação aos juízes leigos”, adiantou a juíza auxiliar da Vice-presidência do TJPB e integrante da Comissão do processo de seleção, Micheline Jatobá. A magistrada disse, ainda, que os trabalhos estão se desenvolvendo dentro dos prazos programados.

A também membro da Comissão e juíza-corregedora do TJ/Paraíba, Maria Aparecida Sarmento Gadelha, informou que foram debatidos aspectos mais específicos e polêmicos da minuta do edital de seleção de juiz leigo. “Ao meu sentir, foi um encontro produtivo e exitoso, com deliberação acerca dos temas tratados. Desse modo, além de evitar eventuais impugnações ou judicializações que inviabilizem a celeridade da seleção, concluímos a análise da minuta, o que viabiliza a publicação do edital”, avaliou.

Já o representante do Instituto Acess, professor Leonardo Teixeira, informou que “os termos do edital foram muito bem estudados, com objetivo de proporcionar transparência em todas as fases da seleção e proporcionar mais celeridade, até o resultado final”. Ele acrescentou que a empresa já trabalha nas plataformas de pagamento da taxa de inscrição por meio de Pix, cartão de crédito e boleto bancário.

A Comissão Especial também é composta pela servidora da Vice-Presidência, Suely de Fátima Lemos da Rocha Dantas. Os membros foram designados por meio do Ato da Presidência nº 36/2021, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do dia 27 de maio do ano passado.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611