Conteúdo Principal
Publicado em: 01/08/2014 - 17h25 Atualizado em: 01/08/2014 - 17h26

Entidades de servidores participarão dos comitês de orçamento para 1º e 2º graus

Representantes de dois sindicatos dos servidores do Judiciário paraibano foram eleitos, na manhã desta sexta-feira (1º), para integrar os Comitês de Orçamento para o 1º e 2º graus de jurisdição. O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjep), João Ramalho Alves da Silva, vai participar das reuniões para a construção do orçamento da 2ª instância, enquanto Antônio Carlos Santiago Morais, do Sindicato dos Oficias de Justiça da Paraíba (Sindojus), representará os servidores nas reuniões do orçamento do 1º grau. A primeira reunião está marcada para o próximo dia 7.

Como suplentes dos Comitês do 1º e do 2º graus participarão, respectivamente, José Ivonaldo (Associação dos Técnicos, Auxiliares e Analistas judiciários - Astaj) e Amarílio Leite (Associação dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba - Asstje).

A medida faz parte da Política de Priorização do 1º Grau, que vem sendo implementada no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba. A reunião foi conduzida pelo coordenador da Priorização, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. “O orçamento é uma discussão única, o 1º e o 2º grau têm uma simbiose. Participar destas decisões, com direito a voto, é uma abertura importante, dentro da política de valorização do 1º grau”, afirmou.

O desembargador também afirmou que, até o dia 20 de agosto, estará formado o Comitê Gestor Regional de 1º grau, que cuidará de fomentar, coordenar e implementar os programas, projetos e ações vinculados à oolítica de valorização da 1ª instância, atuando na interlocução com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras instituições.

“O edital para inscrição foi divulgado e os interessados em participar deste comitê geral – juízes e servidores - têm do dia 4 a 8 de agosto para se inscrever. Os integrantes serão escolhidos entre as próprias classes e também serão indicados pelo Pleno. Dia 19 teremos o resultado”, adiantou.

Para o representante do Sinjep, João Ramalho, trata-se de uma conquista, dentro do sistema democrático. “Os orçamentos estão entrelaçados e tanto faz discutirmos no âmbito do 1º ou do 2º grau, porque o importante é redirecionar o olhar para o 1º grau, que está em dificuldades, em relação a servidores, equipamentos, nomeações. É isso que o sindicato vai fazer”,afirmou.

João Ramalho acrescentou ainda que os sindicatos que participarão dos Comitês manterão o diálogo com as outras entidades representativas. “Nada faremos individualmente. Ouviremos sempre os companheiros, para decidirmos em prol de todos os servidores”, disse.

Na mesma linha, o presidente do Sindojus, Antônio Carlos, afirmou ser importante a representação da categoria na discussão. “Vamos trabalhar por uma mudança definitiva no Tribunal de Justiça em relação à priorização do 1º grau e ao reconhecimento do trabalho dos servidores”.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711