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Publicado em: 05/09/2023 - 11h56 Atualizado em: 05/09/2023 - 19h05 Tags: ESMA, Central de Chamados

Esma: ‘Central de Chamados’ já resolveu 90% das demandas e ferramenta ganha espaço interno

Escola Superior da Magistratura

Desde sua implantação, em junho de 2022, a ‘Central de Chamados’ já resolveu 90% das demandas internas e externas da Escola Superior da Magistratura (Esma), solicitadas pelos(as) magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual e o público externo. A ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), do Tribunal de Justiça da Paraíba, para agilizar as demandas de processos administrativos.

Buscando aperfeiçoar a ferramenta, a TI fez, no mês de agosto, duas grandes melhorias na plataforma da ‘Central de Chamados’. Uma foi na sua aparência, com uma interface mais leve e intuitiva para abertura de chamados. A outra, que é a grande novidade, foi a criação de um sistema interno voltado especificamente para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual, tornando, assim, o acompanhamento dos ‘Chamados’ mais eficiente e prático.

O gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Flávio Romero, destacou que a gestão da Esma, a partir de fevereiro deste ano, tem empreendido um ingente esforço do sentido de aprimorar os diversos fluxos de trabalho da Escola, a fim de permitir mais eficácia e agilidade. “Foi assim com o fluxo de processos de promoção, cujos pedidos ficavam represados por meses, causando prejuízos aos interessados. Com a mudança de fluxo e a reorganização interna, os processos são analisados em no máximo uma semana”, disse o gerente.

Quanto à Central de Chamados, Flávio Romero afirmou que é outra importante ferramenta de comunicação que está passando por processos de aprimoramento. “É preciso que a comunicação com os magistrados e demais servidores, bem como com o público externo, ocorra de forma acessível e célere. Já avançamos e avançaremos muito mais - essa é a determinação da direção da Esma”, ressaltou o professor.

Para acessar o serviço da ‘Central de Chamados’, a pessoa interessada deverá entrar no portal da Esma, em seguida clicar no banner ‘Central de Chamados’. Ao entrar, o internauta visualizará os ícones: Usuários externos e Usuários internos (servidores/magistrados). O usuário interno entrará com o seu login e senha e para o público externo haverá um formulário de simples preenchimento.

No ícone exclusivo para magistrados(as) e servidores(as), a pessoa terá as opções de: ‘Novo Chamado’, destinados as gerências Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores e a Administrativa e Financeira, além da Coordenação Pedagógica; Chamados; e explorar a FAQ.

No ícone da Coordenação Pedagógica são encontradas informações sobre: avaliação de reação; calendários de cursos; cursos e eventos em andamento; projetos de cursos; propostas; e relatório final de cursos e ventos. Na Gerência Acadêmica, o(a) interessado(a) vai encontrar: abono de falta no AVA; anotação na ficha funcional; desistência do AVA; desistência; dilação de prazo; disciplina isolada; EaD/Suporte técnico; e informações sobre cursos, dentre outros.

Já referente à Gerência Administrativa e Financeira, constam informações de: biblioteca/sala de estudo; boleto; fornecedor/prestado de serviço; funcionamento da Esma/ IRPF (docente e aluno); manutenção predial/equipamentos; sala de aula/auditório; e sugestões/reclamações.

O setor de TI da Esma solicita que ao final da comunicação, estando sua demanda resolvida, não há necessidade do usuário interno ou externo de responder o ‘Chamado’, com qualquer comentário. Todavia, a TI informa, ainda, que caso ocorra uma nova dúvida, o(a) interessado(a) proceda com a abertura de um novo Chamado, tendo em vista o término do anterior.

Por Marcus Vinícius

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