Conteúdo Principal
Publicado em: 17/05/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Esma conclui curso de

Juízes, conciliadores e juízes leigos do Poder Judiciário,  membros do Ministério Público do Estado e defensores públicos da comarca de Patos assistiram, durante dois dias, aulas do Curso de Aperfeiçoamento em "Mediação em Técnicas Autocompositivas". O evento foi promovido pela  Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma), na quinta e sexta-feira passada e teve uma carga de 20 horas/aula.

Conforme o diretor do Fórum de Patos, juiz Ramonilson Alves Gomes, que também participou do curso, os dois dias foram extremamente produtivos. “A finalidade básica e primordial foi estimular o debate acerca da matéria e a adoção dessas técnicas no nosso cotidiano”, comentou o magistrado.

Os juízes Gustavo Procópio Bandeira de Melo e Antônio Carneiro de Paiva Júnior foram os professores do curso, que aconteceu no Fórum da comarca, com material didático próprio sobre a mediação judicial.

Conforme os magistrados, a intenção é proporcionar melhor conhecimento na área de conciliação de conflitos jurídicos, tendo como base o Manual de Mediação Judicial do Ministério da Justiça, que mostra que a história da mediação está intimamente ligada ao movimento de acesso à Justiça, iniciado, ainda,  na década de 70.

O Manual segue informando que já existiam mecanismos de resolução de controvérsias (mediação comunitária e mediação trabalhista), quando da publicação dos primeiros trabalhos em acesso à Justiça, “que apresentavam diversos resultados de sucesso, tanto no que concerne à redução de custos quanto à reparação de relações sociais”.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611