Conteúdo Principal
Publicado em: 25/05/2021 - 12h11 Atualizado em: 25/05/2021 - 12h22 Tags: ESMA, Calendário de cursos

Esma divulga calendário de cursos que serão promovidos no exercício acadêmico de 2021

Nesta terça-feira (25), a Escola Superior da Magistratura (Esma) divulgou o calendário de cursos projetado para o exercício acadêmico de 2021 da instituição. O calendário levou em consideração pontos de relevância quanto ao processo de ensino e de aprendizagem implantado pela gestão do desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Esma, e do juiz Antônio Silveira Neto, diretor adjunto, cuja metodologia utilizada para compor a lista, considerou vários e importantes aspectos da formação, capacitação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores.

Além de cursos planejados pela gestão, receberam especial atenção as formações indicadas pelas categorias de magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual através de pesquisa promovida pela Escola no mês de fevereiro. De acordo com o calendário, serão disponibilizados 31 cursos em diversas áreas, com uma carga total de 1.972 horas/aula. 

Desembargador Ricardo Vital de Almeida

Para o desembargador Ricardo Vital os temas selecionados para os cursos de 2021 levaram em consideração as demandas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), dos magistrados e servidores, numa demonstração de compromisso da Escola com o atendimento das necessidades institucionais do Poder Judiciário estadual.

Neste sentido, o diretor adjunto da Esma, juiz Antônio Silveira Neto, ressaltou que a divulgação dos cursos vai possibilitar que magistrados e servidores possam se programar com antecedência, bem como é um norte de atuação com base nas pesquisas realizadas e nas demandas do CNJ e do TJPB.

Já o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Germano Ramalho, disse que após a definição dos cursos, a Esma fez minucioso levantamento sobre nomes de docentes e tutores, que estivessem qualificados nas linhas de ensino e de aprendizagem dos eventos programados, levando em conta a necessidade de oferecer ao aluno, professores e orientadores com qualificação comprovada nas diversas áreas de atuação e que envolvam os processos educativos praticados pela instituição.

Conforme orientação da direção, o calendário poderá sofrer alterações na proporção em que apresentar dificuldades quanto a execução de qualquer curso, ou, para inclusão de outras formações que estão em fase de pesquisa e construção, o que ocorrerá na mesma ordem quanto aos webinários.  

Todo esse planejamento contou com o apoio da equipe de servidores, cada um em sua área, pesquisando e indicando os meios para se alcançar a construção de uma linha de estudos em prol da qualidade cada vez melhor dos serviços prestados pelo Poder Judiciário da Paraíba.

Paralelo a esses cursos de média e longa duração, a Esma continuará promovendo a cada mês webinários como atividades de curta duração e, tratando sempre de temas de profunda relevância, a exemplo de ‘Novas Tecnologias no Judiciário, Sistemas de Pesquisas Patrimoniais e Racismo em debate: questões raciais e judiciário’. Além disso, dará destaque também a datas comemorativas do ano exaltando a importância de vários eventos comuns a atuação do Poder Judiciário, seja envolvendo categorias profissionais ou momentos históricos.

No mês de dezembro não serão ofertados cursos, apenas webinários. A programação desses eventos a serem ofertados serão divulgados em momento oportuno.

O calendário de cursos para o exercício acadêmico em 2021 segue abaixo.

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB

Arquivos Anexos: 

Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .pdf. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611