Conteúdo Principal
Publicado em: 19/01/2022 - 10h12 Atualizado em: 19/01/2022 - 10h18 Tags: ESMA, Cursos 2022

Esma divulga o calendário anual dos cursos programados para 2022

Escola Superior da Magistratura
Escola Superior da Magistratura

A Escola Superior da Magistratura (Esma) divulgou, no portal da instituição de ensino, o calendário anual de cursos programados para este ano. Conforme o anúncio, serão ofertadas 52 formações que ocorrerão no período de fevereiro a novembro. Os cursos são destinados aos magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual.

Com a divulgação do calendário anual, iniciativa implantada na gestão do Desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Esma, a instituição possibilita que magistrados e servidores possam se programar com antecedência para participarem das formações.

De acordo com o professor Germano Ramalho, gerente Acadêmico de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, alguns cursos promovidos no ano passado serão repetidos novamente em 2022, tendo em vista o grande número de inscritos no período em que essas formações foram ofertadas. “Os resultados avaliados pelos próprios servidores e magistrados foram os melhores possíveis”, destacou o Gerente Acadêmico, acrescentando que, poderá haver alterações com inclusão ou retirada de cursos.

 

O professor Germano Ramalho adiantou a informação, que, apesar da complexidade do tema, a Esma está trabalhando para oferecer o Curso de Libras com absoluta qualidade no processo de aprendizado teórico e prático apesar da pandemia, bem como a previsão de Curso de Formação de Formadores em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Além disso, há previsão para o Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv/Fonaju) e, ainda, o Curso de Calc/Libre Oficcie (Editor de Planilhas - Básico e Avançado). Para os setores criminais destaca-se o Curso de Pensando a Dosimetria no Direito Penal (exclusivo para magistrados).

Ainda segundo o gerente Acadêmico, conforme a redução da pandemia da Covid-19, a Esma poderá ofertar no segundo semestre do ano, o I Simpósio de Anticorrupção e Vitimologia na modalidade híbrida (presencial e remoto). Por fim, ele destacou que deverão ser publicados também dois editais para seleção ao Curso Preparatório à Magistratura (CPM).

É importante ressaltar que, neste mês de janeiro a Esma, lançou o edital da especialização Lato Sensu em Direito Digital Aplicado no Âmbito Judicial. Para o mês de fevereiro, as formações ofertadas são: Conceitos Básicos de Finanças e SAI, Acessibilidade aplicada a órgãos públicos e Libras I.

Por Marcus Vinícius

Arquivos Anexos: 

Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .pdf. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611