Conteúdo Principal
Publicado em: 12/02/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

ESMA inicia aulas com mudanças na metodologia curricular

Coordenadoria de Comunicação Social

A Escola Superior da Magistratura (ESMA) inicia, na próxima segunda-feira (16), as aulas do semestre 2009.1 para uma turma de 130 alunos, que vão participar do curso de pós-graduação em nível de especialização. O objetivo é capacitar o bacharel em Direito que pretende ingressar na carreira da Magistratura.

O diretor da Escola, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, informou que o  título de especialista, chancelado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mediante convênio com a ESMA, vai proporcionar uma nova matriz curricular que tem por finalidade promover uma abordagem reflexiva e atualizada das diversas áreas do Direito.

Durante a gestão de desembargador Antônio Carlos Coêlho da Franca, o curso de preparação à Magistratura passou a ter natureza de especialização, a partir da celebração de convenio com a UEPB. “Ofereceremos um curso de pós-graduação legalmente instituído. A ESMA precisa avançar, ainda mais, com a implantação desse novo projeto”, observou o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

Ele ressalta, ainda, que o novo modelo pedagógico, “possibilitará uma significativa mudança na metodologia curricular, passando a privilegiar o enfoque prático, com estudos dos casos reais transitados em julgado, com a elaboração de despachos, decisões interlocutórias e sentenças”.

PROCESSO PEDAGÓGICO
O diretor informou, também, que com o novo projeto, as aulas abordarão temas controvertidos, novas leis e questões que suscitem grande interesse na comunidade jurídica, proporcionando, desta forma, o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Segundo o desembargador Márcio Murilo, as modificações no novo processo pedagógico exigirão alterações no corpo docente. Por esta razão, tem se ampliado à participação de magistrados em sala de aulas, permitindo uma maior aproximação e interação dos alunos com a experiência do juiz. “Além de uma maior interação dos magistrados com os estudantes, a vantagem desse novo modelo pedagógico é que os juízes paraibanos terão a oportunidade de partilhar seus conhecimentos com os alunos que pretendem seguir a carreira da magistratura”, afirmou o desembargador Márcio Murilo.

Ele, ainda, observou, que a Escola trabalhará em sintonia com a nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba, tendo à frente da instituição, o desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior.

Palestras - Ainda de acordo com as mudanças metodológica da nova direção da Escola da Magistratura, serão ministradas a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, palestras a respeito de temas polêmicos e atuais, de interesse da comunidade jurídica. A 1ª palestra será realizada no próximo dia 26, a partir das 19h, no auditório da ESMA.

O evento será aberto ao público em geral que pretenda obter maiores esclarecimentos sobre determinados assuntos que estão na mídia e, às vezes, não analisados, em profundidade, por especialistas.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611