Esma inicia curso sobre planejamento das contratações públicas e o uso da IA
As aulas do curso ‘Planejamento das Contratações Públicas e Uso da Inteligência Artificial na Elaboração de Artefatos’ tiveram início na quinta-feira (13). A formação, promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esma) para 41 alunos, está sendo ministrada pelo gerente de Contratações do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), André da Silva Camilo, com apoio dos servidores Leandro da Costa Santos e Pedro Henrique da Silva Bezerra.
As próximas aulas ocorrerão nos dias 20 e 27 deste mês, das 8h às 18h, de forma presencial, na sede da Esma, em João Pessoa. O conteúdo abordado inclui temas como: introdução ao Projeto de Pesquisa (PQ); estrutura e especificidades do PQ em Direito; etapas do PQ; construção do PQ passo a passo; procedimentos éticos e uso de Inteligência Artificial; normas (ABNT NBR 10520 e outras); desafios, avaliação e agendas.
Segundo André Camilo, o objetivo do curso é proporcionar aos(as) servidores(as) os conhecimentos necessários para aplicar a IA no cotidiano do TJPB. “Dessa forma, espera-se que a utilização dessas ferramentas impacte diretamente na qualidade, eficiência e celeridade das contratações públicas”, disse o gerente de Contratações.
A gerente Administrativa e Financeira da Esma, Gisele Alves Barros, também está entre os participantes e destacou a importância do curso. Ela ressaltou que o treinamento sobre Planejamento das Contratações Públicas e o uso da Inteligência Artificial (IA) na elaboração de artefatos é de grande relevância e atualidade. "O objetivo do curso é capacitar servidores públicos e gestores nas melhores práticas para a realização de contratações, utilizando ferramentas tecnológicas que garantam mais transparência, eficiência e segurança jurídica", afirmou Gisele.
Por Marcus Vinícius