Conteúdo Principal
Publicado em: 14/12/2022 - 16h02 Atualizado em: 15/12/2022 - 12h15 Tags: ESMA, CPM, Conclusão

Esma realiza cerimônia para descerramento da placa e entrega de certificados da Turma 2020 do CPM

Cerimônia ocorreu na Escola Superior da Magistratura

A Escola Superior da Magistratura (Esma) promoveu, na manhã desta quarta-feira (14), cerimônia para descerramento da placa e da entrega de certificados aos 25 alunos concluintes do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial - Turma 2020. O evento ocorreu na sede da instituição de ensino, em João Pessoa, e contou com a presença do diretor adjunto da Esma, juiz Antônio Silveira Neto.

“A solenidade de conclusão do Curso de Preparação à Magistratura representa o fechamento de ciclo, com a qualificação dos alunos, que agora são especialistas em práticas jurisdicionais. Desejo pleno sucesso a todos o concluintes e agradeço a confiança depositada na Escola”, ressaltou Antônio Silveira, durante a cerimônia.

Descerramento da placa

O gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, professor Germano Ramalho, destacou que essa Turma simboliza o momento mais difícil da Esma por conta da Pandemia da Covid 19, e que, em 2020, obrigou a paralisação de quase todas as atividades acadêmicas da instituição.

Calendário foi cumprido

Ainda de acordo com Ramalho, o Desembargador Ricardo Vital de Almeida, diretor da Esma, orientou a Gerência, ao assumir a Escola em 2021, a dar especial atenção a todas as atividades voltadas aos interesses acadêmicos dos magistrados e servidores, bem como sobre as especializações que sofreram paralisações por conta da pandemia, sendo o CPM (turmas João Pessoa e Campina Grande), prioritário quanto ao recomeço em face, inclusive, de Convênio com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

“O esforço de todos permitiu que fosse cumprido o calendário, para tanto, destacamos o comprometimento de todos os alunos que deram grande contribuição para o retorno as aulas e o cumprimento das Fases 2 (Residência Judicial) e 3 (Trabalhos de Conclusão de Curso)”, disse Germano Ramalho.

Comprometimento dos alunos é destacado

Para o representante da Turma, Igor Barbosa Bezerra Gonçalves Maciel, a conclusão do CPM é alcançada com grande satisfação por todos os alunos, pois marca a superação de um tempo difícil e a concretização de sonhos e de projetos, os quais dão força e ânimo para o crescimento profissional, especificamente, para aqueles que anseiam chegar à magistratura.

As aulas da Turma foram suspensas, no mês de março de 2020, em decorrência da pandemia da Covid -19. Desta forma, o curso foi retomado, somente em abril de 2021, mediante sistema de ensino a distância (EaD), por meio de tecnologia de videoconferência e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Esma aos discentes e docentes até a fase final, em que foram realizadas as defesas das monografias da Especialização em Prática Judicante.

Auditório ficou lotado

Também presente, os coordenadores acadêmicos do CPM, juízes Renata da Câmara Pires Belmont, Manuel Maria Antunes de Melo e Thana Michelle Carneiro Rodrigues; além da gerente Administrativo e Financeiro da Esma, Gisele Alves Barros Souza, e a supervisora Margareth Ramalho.

 

CPM - O CPM busca o aperfeiçoamento profissional na atividade judicante, com vistas a proporcionar, além da formação acadêmica, as seguintes experiências: pesquisas jurídicas atinentes aos processos judiciais em tramitação; elaboração de minutas completas de despachos, decisões e sentenças; análise de petições, a fim de verificar a sua regularidade processual, a documentação que a instrua e o fundamento jurídico do pedido; colaboração em audiências presididas pelo magistrado preceptor; e condução de audiências de conciliação e mediação definidas pelo magistrado preceptor e/ou participação em mutirão de conciliação.

O curso, com carga horária de 720 horas/aula, foi dividido em duas fases: Estudos Preparatórios Profissionalizantes – Residência 1 (R1) e Prática Jurisdicional Tutelada - Residência 2 (R2).

 

Turma 2020/Concluintes

1. Ana Cláudia Travassos Chaves

2. Carla Uedler Moreira

3. Carollinna da Cunha Melo Gonçalves

4. Denise de Sá Rego

5. Esthephany da Silva Ramos

6. Igor Barbosa Beserra Gonçalves Maciel

7. Ilanine Maria Julião Ramos

8. Ingrid Tavares Carvalho

9. Israel Cavalcanti da Silva

10. John David da Silva Maia Ferreira

11. Jonas Cândido Esperança

12. José Vieira de Freitas Neto

13. Júlio Kleber Silva de Lima

14. Luiza Miranda Lima

15. Luziânia Batista da Silva

16. Maria Brigida Bárbara Bento

17. Maria Eduarda Costa Sampaio

18. Marina Marinho Davino de Medeiros

19. Mirelle Dornelas de Andrade

20. Nalva da Silva Alves

21. Priscila da Silva Oliveira

22. Yago Fernando Moura Matos

23. Ana Carolina de Carvalho Rocha

24. Diego Angelo Cavalcante da Silva

25. Janildo Sales Figueiredo Filho

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611