Conteúdo Principal
Publicado em: 20/01/2020 - 08h33 Atualizado em: 20/01/2020 - 18h27 Tags: ESMA, Resultado

Esma: Resultado do processo seletivo para o CPM e  Especialização será divulgado nesta segunda-feira (20)

Nesta segunda-feira (20), a Escola Superior da Magistratura (Esma) vai divulgar o resultado do processo seletivo para o Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial e para a Especialização em Prática Judiciante, semestre 2020.1. A instituição está oferecendo 100 vagas, sendo 50 para a unidade de João Pessoa e, outras 50, para Campina Grande. O inscrito tem dois dias apresentar recurso. 

As matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas no período de 27 a 31 de janeiro, e o início das aulas ocorrerá no dia 17 de fevereiro. Outras informações nas secretarias da Escola em João Pessoa ou em Campina Grande.

O CPM é caracterizado pela formação teórica e prática em ambiente forense, buscando o aperfeiçoamento profissional na atividade judicante. O curso é composto por dois módulos: Estudos Preparatórios e Prática Jurisdicional Tutelada. O primeiro (R1), se refere a oferta de conteúdos de caráter profissionalizante e fundamental, com o fim de estabelecer relações entre a teoria e a prática, bem como desenvolver competências relacionadas aos temas estruturantes das práticas judiciais. Já o segundo módulo (R2) corresponderá a 360 horas de aprendizagem profissional em ambiente forense, baseadas na prática de atos próprios de função judicante.

No primeiro semestre, serão ministradas aulas teóricas e, no segundo, os alunos/bacharéis farão a residência judicial nos gabinetes dos magistrados preceptores da Região Metropolitana de João Pessoa e circunvizinhas de Campina Grande e, também, nos gabinetes dos desembargadores. 

A Prática Judicante será composta pelos componentes curriculares correspondentes à fase R1, módulo de Estudos Preparatórios, com carga de 360 horas/aula, bem como pela entrega e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com o calendário a ser disponibilizado. A formação é desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba.

Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611