Conteúdo Principal
Publicado em: 03/12/2021 - 11h43 Atualizado em: 03/12/2021 - 11h46 Tags: ESMA, curso, Direito Digital, Fake News

Esma vai promover especialização em Direito Digital Aplicado no âmbito judicial em 2022

Foto da Escola Superior da Magistratura
Escola Superior da Magistratura

A Escola Superior da Magistratura (Esma) vai promover, no próximo ano, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Direito Digital Aplicado no âmbito Judicial. O edital da formação será publicado entre os dias 10 e 15 de janeiro, na edição do Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O curso se constitui em processo de produção de conhecimento em torno de temáticas que são alvo de intensas pesquisas na atualidade e que pontuam em larga escala nas atividades jurisdicionais e administrativas dos magistrados e servidores do Poder Judiciário Estadual. 

Na especialização serão abordados temas como Contratos Eletrônicos, Direitos do Consumidor E-Commerce e Contratos da Internet, Políticas Públicas de Inclusão Digital, Coleta e Preservação de Provas em meio Digital, Mediação e Solução de Conflitos em Meios Virtuais, Desinformação, Redes Coordenadas de Fake News, Discurso de Ódio e Democracia, Redes Sociais e Modos de Funcionamento.

Ainda serão linhas de discussão e aprofundamento: os Impactos Jurídicos e Sociais, Aspectos Jurídicos das Startups, Moderação de Conteúdos na Internet e Regulação, Criptografia e Investigações Criminais.

O gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, professor Germano Ramalho, informou que a especialização disponibilizará os melhores docentes doutores e mestres na área, o que garante ao curso um alto nível de qualidade. “Com a oferta deste curso, a Esma segue a recomendação do Conselho Nacional de Justiça que recentemente aprovou a inclusão da disciplina de Direito Digital nos concursos para magistrados”, destacou o professor.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611