Estudantes de Direito e Jovem Aprendiz realizam visita ao Palácio da Justiça
Alunos(as) de Direito da Faculdade Três Marias e do Programa Jovem Aprendiz, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), visitaram, nesta terça (26) e quarta-feira (27), respectivamente, o Museu do Poder Judiciário da Paraíba, em João Pessoa, por meio do projeto ‘Conheça o Palácio da Justiça e a sua História’. Na ocasião, os(as) estudantes tiveram contato com a trajetória dos 134 anos do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
A atividade, promovida pela Comissão de Cultura e Memória da Corte, tem como objetivo aproximar a sociedade do Judiciário e ampliar o acesso à história da Justiça paraibana. A mediação da visita ficou a cargo dos servidores Patrício Fontes, Marcos Alcântara e Clarice Santana.
Durante o percurso, os(as) estudantes conheceram o Memorial, o Salão Nobre, as antigas e atuais salas de sessões do Tribunal Pleno, o Museu, a Cripta Epitácio Pessoa e as galerias históricas, entre elas a dos presidentes do TJPB que ocuparam o Governo da Paraíba e a de juristas paraibanos que chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O professor Alan Mathias, do IEL, destacou a relevância da visita para a formação dos(as) estudantes. Segundo ele, conhecer a história do TJPB vai além da compreensão do funcionamento do Judiciário, pois também fortalece a cidadania. “Entender como funciona esse Poder, especialmente a história preservada no Museu, é resgatar a memória da Paraíba e do próprio Judiciário estadual. Esses casos importantes ajudam a despertar nos jovens não apenas o interesse pela carreira jurídica, mas também a consciência cidadã, de que os direitos existem e precisam ser conhecidos e exercidos”, afirmou.
Para a estudante Maria de Fátima, do Programa Jovem Aprendiz, a visita representou uma oportunidade valiosa de aprendizado. Ela ressaltou que iniciativas como essa ampliam o acesso dos jovens ao conhecimento e à cultura. “É interessante que o Judiciário abra as portas e proporcione essa experiência, permitindo que os mais novos tenham contato com a história”, afirmou.
Também do Jovem Aprendiz, Geovar Evangelista destacou que a visita ao Tribunal representa uma oportunidade de aproximação com a história da Justiça. “Achei muito interessante a exposição das obras de arte e dos retratos de desembargadores e presidentes que marcaram a história do Tribunal. É gratificante poder prestigiar e fazer parte desse momento”, enfatizou.
Na terça-feira, durante a visita, estudantes de Direito da Faculdade Três Marias também acompanharam a sessão da Quarta Câmara Cível, presidida pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. O magistrado explicou a atuação do colegiado, responsável por julgar questões de natureza civil, como família, contratos, patrimônio público, infância, adolescência e meio ambiente.
Agendamento - Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (83) 986577058 (WhatsApp). O agendamento pode ser feito, também, pelo e-mail - museu@tjpb.jus.br. Para saber mais sobre o Museu do TJPB, o cidadão pode seguir o Instagram @museutjpb.
Por Marcus Vinícius