Conteúdo Principal
Publicado em: 04/06/2013 - 19h51 Atualizado em: 04/06/2013 - 19h58

Estudantes participam do “Paraíba Cultural” e conhecem história da Rádio Tabajara

Dezenas de alunos da rede pública de ensino de João Pessoa visitaram a exposição de fotos e equipamentos históricos da Rádio Tabajara, no hall do Fórum Cível da Capital. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer como funciona um programa de rádio, com todos os seus detalhes técnicos. Tudo isso aconteceu na tarde desta terça-feira (4), dentro da programação do segundo dia do projeto “Paraíba Cultural”.

O “Paraíba Cultural” é desenvolvido pela Escola Superior da Magistratura, em parceria com a Rádio Tabajara. O projeto vai até a próxima quinta-feira (6), sempre no Fórum Cível da Capital e homenageia Sivuca, Zé Marcolino e Lourdes Ranalho. Vários artistas ainda vão se apresentar no palco do auditório do Fórum.

De acordo com um dos gerentes da Rádio Tabajara, César Lira, os alunos foram convidados pela Secretaria do Fórum Cível da Capital e acompanharam de perto o formato lúdico de um programa de auditório, ao tempo que conferiram imagens e objetos que formam uma espécie de linha do tempo de uma das rádios mais antigas do País.

“Como eles tivessem, efetivamente, conhecendo o interior de um programa. Tudo está ao alcance, ou seja, as entrevistas, matérias, locuções, vinhetas”, detalhou César Lira.

Esse mesmo programa será levado aos alunos da rede particular nesta quarta-feira (5), a partir das 14h, no mesmo local.

A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio Profissionalizante Professora Maria do Carmo de Miranda, Maria Ayran César, levou 40 alunos sob sua responsabilidade para conhecerem um pouco da historia radiofônica do nosso Estado.

“É importante que os jovens de hoje saibam que toda a tecnologia disponível em nosso cotidiano tem seus antecessores. Por outro lado, posso garantir que eles adoraram saber como é feito um programa de rádio”, comentou a diretora, que também é professora de Geografia, Filosofia e Sociologia.

Já para a professora de História, Vânia Faria de Lucena, que coordenou um grupo de 45 alunos do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (Cepedac), “o Tribunal de Justiça da Paraíba está de parabéns pela iniciativa de resgatar a história do rádio, que está em harmonia com nossos projetos escolares que busca a valorização da cultura paraibana”, comentou

Alunas – Um grupo de três estudantes do Cepedac demonstraram muito interesse em tudo que foi mostrado na tarde desta terça-feira. O trio da 7ª série do ensino fundamental, Sussanna, Fabiana e Bruna, foram unânimes em dizer: “Está demais. Tudo é muito interessante e legal. Valeu mesmo”.

Gecom – Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611