Conteúdo Principal
Publicado em: 24/05/2018 - 11h46 Atualizado em: 24/05/2018 - 12h53 Tags: Adoção

Evento para incentivar adoção tardia contará com participação de Mariah Yohana do The Voice Kids

Os pretensos pais adotivos cadastrados e os agentes da Rede de Proteção da Infância e Juventude são o público-alvo da festividade

A noite desta quinta-feira (24) será especial. A partir das 19h, na casa Popotamus, no Bairro de Manaíra, em João Pessoa, ocorrerá um evento, promovido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba (Coinju) e pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, para lançar luz sobre a adoção, especialmente, a adoção tardia, que envolve adolescentes e crianças acima dos sete anos. Na ocasião, os participantes poderão assistir a uma apresentação da cantora mirim paraibana Mariah Yohana, que foi participante do The Voice Kids 2018.

O objetivo é promover a interação entre as crianças e adolescentes que estão em casas de acolhimento e os pretendentes à adoção. A ação faz parte da Campanha ‘Não resita ao amor. Adote’, uma parceria do TJPB com a Rede Paraíba de Comunicação. “Nossa ideia é sensibilizar esse público a mudar ou ampliar seu perfil, já que a maioria desses pretendentes desejam crianças de menos idade. O objetivo da campanha é exatamente esse”, afirmou o coordenador da Coinju, juiz Adhailton Lacet Porto.

Ainda dentro da programação da Semana Nacional da Adoção, será realizada, nesta quinta-feira, palestra no auditório Oswaldo Trigueiro do Valle, no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), para estudantes dos cursos de Direito e Psicologia, com a participação do juiz Adhailton Lacet, das integrantes da equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, e das integrantes da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do TJPB (CEJA).

Também nesta quinta (24) e sexta (25), será realizado o ‘I Seminário de Reintegração Familiar: Desmistificando a Adoção’, no Instituto Superior de Educação da Paraíba (Iesp), das 13h às 17h. O evento será aberto com as palestras do juiz Adhailton Lacet, sobre os ‘Aspectos Jurídicos da Adoção’, e da psicóloga Maria Goreti Dantas de Abrantes, do Setor de Adoção e Guarda da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, que abordará a ‘Preparação dos pais e pretendentes à adoção’.

Ainda na sexta-feira (25), haverá o Seminário de Direitos Humanos e Direito da Infância e Adolescência, com um ciclo de palestras, em que serão abordados os temas: ‘As alterações do ECA pela Lei nº 13.509/2017’, pelo juiz Adhailton Lacet; e ‘Medidas Socioeducativas’, pela juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Capital. O encontroo está programado para acontecer às 9h, na sede da Defensoria Pública, e será destinado aos defensores públicos e convidados.

No mesmo dia, às 11h, no Shopping Tambiá, haverá distribuição de panfletos sobre Adoção e apresentação musical do Grupo Madeiras, formado por crianças e adolescentes.

Em Guarabira, o tema também será abordado, durante um evento promovido pela juíza Candice Queiroga de Castro Gomes Ataíde, titular da 2ª Vara Mista da Comarca, com o apoio da equipe multidisciplinar do Setor Psicossocial da referida unidade. Denominado ‘Dia Nacional de Adoção: Adoção é Amor!’, a ação tem o objetivo de ampliar as discussões à população e conscientizar sobre o processo de adoção. A atividade será desenvolvida no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Guarabira, das 8h às 12h.

Encerramento- As atividades da Semana Nacional da Adoção serão encerradas no dia 29, na Comarca de Caaporã, com palestra educativa, proferida pelo magistrado Adhailton Lacet e pela assistente social da equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, Nataly de Sousa Pinheiro, sobre ‘Direitos, deveres e responsabilidade da família na educação doméstica’. A ação é direcionada a alunos, pais e equipe pedagógica das unidades de ensino do município e ocorrerá às 9h, no auditório da Secretaria de Educação.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611