Conteúdo Principal
Publicado em: 04/06/2018 - 12h21 Atualizado em: 04/06/2018 - 12h27 Tags: GEVID

Exercícios de pilates e treinamento funcional proporcionam qualidade de vida para servidores e magistrados

Um projeto que visa proporcionar qualidade de vida para servidores e magistrados vem sendo desenvolvido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba: Pilates TJ – Corpo Eficiente. A iniciativa realiza exercícios que trabalham a hipertrofia organizada de todos os membros do corpo, inferiores e superiores, bem como questões posturais. São sete turmas, distribuídas nos turnos da manhã, a partir das 7h e, à tarde, com início às 13h, de segunda a quinta-feira e duração de 45 minutos cada. Atente, atualmente, 25 pessoas inscritas, com exercícios de pilates e treinamento funcional. As aulas são realizadas no 7º andar do Anexo do TJPB.

Implantado no final de 2015 pela Diretoria de Gestão de Pessoas através da Gerência de Qualidade de Vida, o Pilates TJ – Corpo Eficiente é conduzido pelo educador físico Tarcísio Vieira de Lima Silva Segundo, formado pela Universidade Federal da Paraíba, com especialização em Pilates e Treinamento Funcional.

O professor observou que para participar, no entanto, é preciso ter alguns cuidados médicos, tendo em vista existir restrições com relação à prática do Pilates, principalmente pessoas com problemas cardíacos e hipertensão. Para ser incluído no Projeto Pilates, é solicitado aos interessados um atestado médico, de preferência do cardiologista, liberando para que a pessoa possa fazer os exercícios. Tarcísio observou que o Pilates é uma atividade física de baixo impacto, porém, de muita intensidade e contração. Daí, ser necessário que a pessoa esteja com a parte cardíaca em boa situação. Com relação às outras patologias, a exemplo dos problemas de hérnia, coluna, escolioses e lordoses há um total controle.

Falando sobre os benefícios do Pilates, Tarcísio explicou se tratar de um tipo de exercício através do qual é trabalhada a questão da hipertrofia organizada de todos os membros do corpo (inferiores e superiores), bem como às questões posturais, com a correção da postura, da força do abdome que associa à parte de equilíbrio motor.

“A gente trabalha como forma de prevenção e de correção de problemas de coluna, de joelhos, mobilidade, falta de flexibilidade. É um exercício muito completo. O principal benefício do Pilates é trazer uma funcionalidade, buscando promover uma vida saudável e ativa. Tem também o propósito de garantir uma terceira idade com qualidade de vida melhor, rejuvenescendo a pessoa diante das suas funções vitais”, ressaltou.

Tarcísio Vieira disse que o projeto está em pleno funcionamento e continua aberto a quem quiser participar. Para isto, basta entrar em contato com a Gerência de Qualidade de Vida. “As turmas são compostas por cinco pessoas. Temos algumas que estão incompletas e podemos encaixar os interessados em participar”, afirmou o educador físico.

Por Eloise Elane

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611