Expansão do Pje chegará à comarca de Patos na próxima segunda-feira
Na próxima segunda-feira (31) o Processo Judicial Eletrônico (Pje) chegará à comarca de Patos, dentro da política de expansão do PJe. Na circunscrição, o Projeto Judicial Eletrônico vai envolver a 3ª, 4ª, 5ª e 7ª Varas Mista da cidade.
É objetivo do Tribunal de Justiça da Paraíba alcançar, até o final do ano, todas as maiores sedes de circunscrição e as varas da 3ª entrância do Estado, almejando a virtualização de cerca de 80% dos processos novos distribuídos na Justiça Comum, segundo informações da Diretoria repassadas pelo Diretor de Tecnologia da Informação do TJPB.
Desde o início da 1º fase da expansão, processos de competência cível estão sendo tramitados pelo PJe nas comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.
O diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson, informou que “o PJe no segundo grau da Paraíba já é uma realidade na tramitação de julgamentos e que, o mês de setembro, será destinado a atender as comarcas de Catolé do Rocha (1ª, 2ª e 3ª varas) e Ingá (1ª e 2ª varas)”.
Em outubro, as comarcas de Sousa (3ª, 4ª, 5ª e 7ª varas, além dos Juizados Especiais) e de Cajazeiras (3ª, 4ª e 5ª, e Juizado) começarão a utilizar o Processo Judicial Eletrônico, que chegará, no mês de novembro, a Monteiro e Princesa Isabel (1ª, 2ª e 3ª varas de ambas as comarcas). Já no mês de dezembro, o processo chegará às varas mistas de Itaporanga, finalizando a 1ª fase da expansão.
A 2ª fase acontecerá em 2016, alcançando todas as demais comarcas da 1º e 2º entrância.
NÚMEROS – No primeiro semestre, 69.086 processos no 1º grau tramitaram no Pje, já no 2º grau, 4.205 processos. A Corregedoria Geral da Justiça da Paraíba também utiliza o sistema, tramitando 538 processos, totalizando 73.829 processos.
Por Vinícius Nóbrega (estagiário).



