Conteúdo Principal
Publicado em: 06/03/2013 - 21h29 Atualizado em: 07/03/2013 - 00h31

Fátima Bezerra faz palestra na AL e revela que a cada 15 segundos uma mulher é agredida

A paz, a saúde, a segurança e o amor emolduraram a palestra proferida pela presidente do Trbinal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, dirigida especialmente às mulheres, na tarde desta quarta-feira (06), no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, durante sessão especial comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. O sessão foi presidida pela deputada Daniella Ribeiro, autora da propositura, que destacou a presença de “guerreiras” paraibanas, a exemplo da cantora Elba Ramalho, que falou em nome das homenageadas.

A desembargadora Fátima iniciou sua palestra informando aos presentes que, a cada 15 segundos, uma mulher é agredida no Brasil. Em sua explanação, a magistrada também debateu questões ligadas à saúde, violência, igualdade de oportunidades e as medidas que estão sendo tomadas para que as mulheres conheçam os seus direitos e saibam onde buscar ajuda.

Na ocasião, a desembargadora abriu um parêntese para agradecer a deputada Daniella Ribeiro pela “deferência” feita a presidente do Poder Juciciário, informando aos presentes que a sua participação no evento deveu-se ao convite que recebeu pessoalmente da parlamentar. “Quero, de forma especial, agradecer a deputada Daniella Ribeiro, que me convidou para participar deste evento histórico”, revelou.

Ao discorrer sobre o tema “Como o poder público e a sociedade devem trabalhar pela segurança integral da mulher”, a presidente Fátima Bezerra prendeu à atenção do público presente, ao fazer uma breve análise histórica e crítica dos direitos femininos.

Ao recorrer aos fatos históricos, a desembargadora fez uma retrospectiva das principais conquitas da mulher em vários segmentos; cultura, política, social, esporte e magistratura. Ela destacou que a primeira passeata feminista aconteceu em 1913, nos Estados Unidos. “Naquela oportunidde, as mulheres lutavam pelo direito ao voto”, lembrou a palestrante.

Por outro lado, a presidente disse que não é apenas a violência física que assusta. “São vários tipos de violência. A dependência econômica é outra forma cruel que afeta às mulheres. Por lei, quem tem o mesmo trabalho ou a mesma função tem que receber o mesmo salário. Os abusos morais, psicológicos e patrimoniais também são outras formas de humilhação e violência em face da mulher.”, enumerou a presidente do TJPB.

Fátima Bezerra lembrou de grandes mulheres que marcaram história. Dentre elas, Anaide Beiriz, Margarida Maria Alves e Maria da Penha. “Com coregem, pioneirismo e dedicação exclusiva à causa, essas mulheres brasileiras nos enche de orgulho por suas conquitas e por seus exemplos”, afirmou.

A deputada Daniella Ribeiro disse, na oportunidade, que o tema abordado pela presidente Fátima Bezerra é “atual e oportuno”, ao lembrar que as estatísticas apontam que a Paraíba está entre os estados brasileiros que mais se pratica violência contra a mulher. “O tema trazido pela presidente do Tribunal é um dos mais palpitantes na atulidade, no tocante a esse problema que atinge mulheres de todas as classes sociais”, comentou.

A palestra da desembargadora Fátima é de extrema importância para nós mulheres, já que envolve a a nossa segurança integral, seja na saúde, educação e geração de renda. É um assunto que não podemos empurrar para debaixo do tapete”, disse a deputada Daniella Ribeiro, justificando sua propositura.

Homenagens - Durante a sessão especial, a Assembleia Legislativa homenageou mulheres paraibanas de repercussão nos mais diversos segmentos de atuação. Destacou a importância da cantora Elba Ramalho para a cultura do Estado; A reitora Margareth Diniz, primeira mulher a assumir a Reitoria da Universidadde Federal da Paraíba (UFPB), assim como também a professora, Ana Flávia Pereira, primeira reitora da Unipê; Gisele Gadelha, fundadora da Faculdade de Campina Grande (Facisa); e a empresária da Comunicação, Beatriz Ribeiro. Todas as homenageadas estavam presentes e compuseram a Mesa dos Trabalhos.

TJPB/Gecom – Fernando Patriota/Valter Nogueira

 

[gallery=32]

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711