Finalizada a revitalização do prédio do Arquivo e Depósito Judicial na Comarca de Campina Grande
A Diretoria do Fórum Affonso Campos informou que foi finalizada a revitalização do prédio do Arquivo e do Depósito Judicial da Comarca de Campina Grande, iniciada em 2019. A medida faz parte das metas traçadas para o ano, que visa revitalizar os prédios judiciais da Comarca e otimizar o trabalho dos servidores e o atendimento jurisdicional.
O diretor do Fórum, o juiz Gustavo Lyra, explicou que além das melhorias na parte externa do prédio, já está sendo desenvolvido o trabalho de reorganização e catalogação do arquivo, e, ainda, a organização do depósito, o que resultará na facilitação da identificação e manuseio de processos e bens custodiados.
“Verificamos a necessidade de mudanças organizacionais profundas no arquivo e depósito judicial. Tratamos, nestes setores, com documentos e bens judicialmente protegidos. Por esta razão, é de suma importância a manutenção de um ambiente que permita a sua conservação, assim como uma fácil localização e manuseio”, ressaltou o magistrado.
Gustavo Lyra afirmou que o início da reestruturação se deu pela equipe. “Foi nomeada uma nova coordenadora para o arquivo judicial, responsável pelos processos, que está reorganizando internamente o arquivo, utilizando técnicas de arquivologia e cadastrando os processos num sistema que facilita a sua localização. A fase seguinte será realizada em parceira com a Universidade Estadual da Paraíba para identificação dos processos com interesses históricos”, enfatizou.
O diretor disse, também, que a medida dá celeridade ao trâmite processual, uma vez que permite aos envolvidos no seu cumprimento uma maior eficácia na busca de determinado bem em litígio, o que atende não só aos pleitos das partes, mas, também, dos juízes competentes pelo processo e dos próprios servidores que o cumprem, além de garantir um melhor controle sob os bens e processos arquivados sob a tutela judicial.
Por Carolina Correia/Gecom-TJPB