Conteúdo Principal
Publicado em: 04/10/2018 - 14h48 Comarca: Campina Grande

Formulário de correspondência no PJe proporciona economia de 3600 envelopes no Fórum de CG

A ferramenta foi implantada nos Juizados Especiais Cíveis do Fórum Affonso Campos 

Buscando otimizar as atividades dos servidores e proporcionar economia nos cartórios dos três Juizados Especiais Cíveis do Fórum Affonso Campos, da Comarca de Campina Grande, a Diretoria da unidade implantou uma ferramenta no Sistema PJe (Processo Judicial eletrônico) para a emissão do formulário de correspondência. Essa iniciativa está proporcionando uma economia mensal de 3.600 envelopes.

De acordo com o diretor do Fórum, juiz Alexandre Trineto, essa ferramenta além de ajudar no trabalho do servidor, vem evitando que o Tribunal de Justiça da Paraíba precise comprar envelopes para a remessa das citações e intimações das unidades. Ainda de acordo com o diretor, a iniciativa partiu da chefe do Setor de Expedição do Fórum, Carine Borborema, e do gerente do Fórum, Agnelo Oliveira. 

.“Observamos que, realmente, haveria uma melhoria significativa, não só na agilização dos trabalhos, mas, acima de tudo, na economia para o Tribunal de Justiça. Vivemos numa época de recessão e precisamos encontrar meios de otimizar os gastos e as ações em todos os setores da Administração”, disse.

O magistrado afirmou, também, que a aceitação tem sido satisfatória junto às unidades judiciárias, e a previsão é que seja implantada nas demais. "Os Cartórios estão observando que além de gerar economia, a ferramenta facilita o próprio preenchimento dos formulários de remessas das correspondências.". 

Quanto à implantação nas varas criminais, o diretor informou que, por conta da Legislação Processual Penal, a citação é pessoal e não é possível fazê-la pelos Correios. “Embora isso não impeça a utilização em outras finalidades, a exemplo de intimação e comunicação a outros órgãos”, ressaltou.


Por Marcus Vinícius
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611