Conteúdo Principal
Publicado em: 27/08/2021 - 12h39 Comarca: Sousa Tags: Comarca de Sousa, Brinquedoteca, Amamentação e fraldário

Fórum da Comarca de Sousa terá brinquedoteca, sala de amamentação e fraldário, a inauguração será dia 3 de setembro

Uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Comarca de Sousa, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção da Região, possibilitou a instalação de brinquedoteca, sala de amamentação e fraldário no prédio do Fórum. A inauguração dos ambientes está prevista para acontecer no dia 3 de setembro. Os espaços são destinados às crianças e as mães que frequentam a sede da Comarca.

O diretor do Fórum, juiz Natan Figueredo Oliveira ressaltou que o Poder Judiciário deve adotar as medidas cabíveis para que a justiça esteja acessível a todos, inclusive, para as mães que amamentam e para aquelas com filhos pequenos que não têm com quem deixá-los para ir ao Fórum. “Por isso, é uma grande satisfação que a parceria com a OAB, através da subseção de Sousa, tenha resultado na ambientação do local, que funcionará como sala de amamentação e na instalação do espaço da brinquedoteca para crianças”, destacou.
O magistrado lembrou que o projeto teve início antes da pandemia, não chegando a ser interrompido. “Porque desejamos que, oportunamente, com a volta ao funcionamento normal do Fórum, já possamos oferecer tais equipamentos ao jurisdicionado”, reforçou Natan Oliveira.

A gerente do Fórum, Francineide Nascimento, disse que a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer todas as crianças que venham ao Fórum e que poderão brincar e se distraírem, enquanto esperam os pais saírem de uma audiência. “Facilitando, também desta forma, o trabalho da gerência que sempre era acionada pelos seguranças para conversar com as mães, pelo fato das crianças ficarem gritando, correndo nos corredores e subindo em cadeiras. Além de algumas vezes estarem sozinhas no hall do Fórum, sem nenhum acompanhamento de um adulto”, comentou.

Ela enfatizou a importância da instalação da sala de amamentação e fraldário, para que as mães tenham um local apropriado e reservado para amamentar e cuidar da higiene dos filhos, enfatizando ainda, que para enfeitar o ambiente, doou dois ursos de pelúcia. “Agradeço a OAB e ao Tribunal de Justiça por essa parceria”, comemorou, complementando que a sala de amamentação e fraldário estão localizadas no térreo da sede do Fórum, para permitir uma melhor acessibilidade ao jurisdicionado.

Integram a Região abrangida pela Comarca as cidades de Sousa; Aparecida; Lastro; Marizópolis; Nazarezinho; Santa Cruz; São Francisco; São José de Lagoa Tapada; Uiraúna e Vieirópolis.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611