Fórum de Campina Grande vai contar com brigada de incêndio
Será instalado no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande, uma brigada de incêndio, com o objetivo de garantir a segurança dos servidores em possíveis situações de risco. Esta iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça da Paraíba com o Corpo de Bombeiros do Estado.
A Brigada, além de ser preparada para avaliar riscos, terá a missão de inspecionar materiais, combater incêndios e elaborar rotas de fugas. Para tanto, deixará disponíveis equipamentos de combate à incêndio em todos os andares da unidade judiciária.
Para melhor assistir ao Fórum, o Corpo de Bombeiros fez um estudo para conhecer o funcionamento do local. Após a fase de pesquisa, foi constatado que circulam cerca 1.500 pessoas diariamente no prédio.
O grupo de combate contará com 30 servidores voluntários, que passarão por um treinamento ministrado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros. O treinamento será dividido entre aulas teóricas e práticas e, ao fim do treinamento, será feita uma simulação para por à prova os conhecimentos adquiridos pelos voluntários.
A presidente do Fórum, juíza Ana Christina Penazzi, disse que esta atitude é de grande importância, pois atualmente não existem servidores com capacidade para agir em situações adversas. A magistrada informou, também, que “ este grupo será instruído para saber manusear materiais e dar assistência necessária em momentos de pânico”.
Ainda pensando no bem estar do servidor, será lançado um Manual de Segurança com instruções gerais de como se portar em ocasiões perigosas. Este informativo será disponibilizado para servidores, magistrados e familiares dos mesmos.
Esta será a primeira experiência do Judiciário estadual com uma equipe de combate à incêndios e a previsão é que até o final do mês de junho o projeto esteja sendo executado.
Por Olga Oliveira



