Conteúdo Principal
Publicado em: 03/09/2020 - 13h50 Comarca: João Pessoa Tags: GEVID

Gerência de Qualidade de Vida do TJPB desenvolve o Projeto Receptividade para melhorar a saúde mental

A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba desenvolve e aperfeiçoa, constantemente, seus serviços voltados aos magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual, com o objetivo de encarar o cotidiano de forma mais saudável, sobretudo em tempos de pandemia. Um dos projetos desenvolvidos pela Gevid é chamado de ‘Receptividade’, destinado à construção de uma política de saúde mental, especialmente nesse período atípico da Covid-19. 

O projeto é coordenado pela fisioterapeuta e gestora da Área de Saúde do TJPB, Valéria Beltrão. “No bojo dessa iniciativa, sugerimos oito passos para alcançar uma saúde mental melhor. O isolamento pode não ser encarado como solidão. Podemos reeditar o momento e atribuirmos a ele outros valores”, comentou. O primeiro dos oito passos é um pedido de calma e recomenda: “Aceite o momento. Você não pode mudá-lo. Lutar contra ele, pode fazer a ansiedade crescer”.

O Projeto Receptividade orienta as pessoas a contemplarem as coisas a sua volta, como, por exemplo, a natureza vista da sua janela que pode estar ao seu lado. “É importante continuar ativo em casa. Faça uma rotina agradável e tire a atenção da ansiedade”, destacou Valéria Beltrão. Ela explicou que é importante, nesse processo, liberar os pulmões, respirando devagar, calmamente, inspirando o ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca. “Ao inspirar, conte até três bem devagar, e ao expirar, conte até seis, devagar também”, explicou.

Ainda segundo a fisioterapeuta, nesse turbilhão de informações, é crucial que se examine os pensamentos, sem antecipar coisas catastróficas. “Viva o presente. Viva cada dia e não antecipe coisas ruins”, acrescentou. Confira todos os serviços da Gevid, por meio do link: https://www.tjpb.jus.br/vida-e-saude


Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611