Conteúdo Principal
Publicado em: 18/03/2020 - 16h06 Tags: GEVID, Dúvidas Coronavírus

Gerência de Qualidade de Vida do TJPB disponibiliza telefones para tirar dúvidas sobre o Covid-19

Cartazes serão distribuídos em todas as unidades judiciárias do Estado, explicando para o público como identificar os sintomas, formas de transmissão e prevenção

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência Qualidade de Vida, vem desenvolvendo ações preventivas para conter o avanço do novo coronavírus. Uma das medidas adotadas foi a disponibilização dos números 3216-1672 e 98815-2108, nos quais o usuário terá contato direto com o Departamento Médico do TJPB, para tirar todas as dúvidas a respeito do Covid-19. O TJPB ainda segue as orientações dos órgãos estaduais e orienta o atendimento pela Secretaria Estadual de Saúde (99146-9790) e Secretaria Municipal de Saúde (3218-9214). Nos casos de notificação da doença, o usuário pode ligar para o 0800-281-0023 ou 98828-2522. 

Nessa terça-feira (17), Comitê Interinstitucional de Medidas Preventivas de Combate ao Covid, integrado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado suspendeu a realização das audiências, sessões do Tribunal do Júri e de órgãos colegiados, excetuados os atos que possam ser realizados por meios tecnológicos.

De acordo com a gerente de Qualidade de Vida do TJPB, fisioterapeuta Valéria Beltrão, as medidas de prevenção mais importantes para evitar o Covid-19 é a assepsia das mãos, usar lenços descartáveis ao espirrar e tossir, usar álcool em gel, evitar aglomerações e ficar em casa. “Conforme a Organização Pan Americana de Saúde (Opas), as pessoas mais vulneráveis ao contágio do novo coronavírus (grupos de risco) são os indivíduos com mais de 60 anos, aqueles que, por exemplo, têm doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos”, comentou a especialista.

Ela acrescentou que cartazes didáticos serão distribuídos para todas as unidades judiciárias do Estado, explicando para o público em geral como identificar os sintomas, formas de transmissão e prevenção.

Valéria Beltrão informou, também, que os sintomas mais comuns que revelam a contaminação com o Covid-19 são a tosse seca, congestão nasal, febre alta, vômito e dor de cabeça. “Esse quadro pode confundir com a gripe, mas é uma doença bem diferente. Em caso de sintomas mais fortes e persistentes, é importante procurar o serviço médico”, orientou Valéria Beltrão. 

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611